terça-feira, 21 de outubro de 2008

Mãe de Eloá perdoa Lindemberg


Ana Cristina Pimentel, mãe da adolescente Eloá Cristina Pimentel, morta após receber tiros e ter ficado cerca de cem horas refém do ex-namorado, afirmou que perdoa Lindemberg Fernandes Alves, 22. Entretanto, pede justiça.


"Eu consigo perdoar o Lindemberg. Eu consigo perdoá-lo de todo o coração, mas que a justiça seja feita", afirmou Ana. "A Eloá está feliz em um lugar melhor", complementou.


O corpo da jovem será enterrado às 9h de hoje e não deve contar com a presença do pai da garota, Aldo. Por volta das 9h40 ele permanecia em atendimento médico devido a hipertensão, segundo um parente próximo.


caixão da filha, por volta das 23h30 de segunda-feira. O grupo que a acompanhava vestido de camisetas brancas com a imagem da filha sorrindo, chorou. Foi a primeira manifestação pública da mãe desde que a filha foi feita refém, por volta das 13h30 do dia 13 deste mês.


A mãe isentou o Gate (Grupo de Ações Táticas Especiais) de qualquer espécie de culpa e agradeceu a população que foi até o velório da filha, iniciado na tarde de ontem. Cerca de 30 mil pessoas já haviam passado pelo local até por volta das 8h40 de hoje.


O jazigo onde o corpo da garota será enterrado foi bloqueado. Apenas a família e parentes próximos devem ter acesso no momento em que o corpo da jovem for enterrado.

Velório


Durante o dia de ontem, amigos e grupos de adolescentes levaram cartazes e faixas com mensagens sobre a garota, que foi baleada na cabeça na sexta-feira pelo ex-namorado, Lindemberg Fernandes Alves, 22, que a manteve refém por mais de cem horas no apartamento onde a adolescente morava, em um conjunto habitacional no Jardim Santo André, em Santo André (Grande São Paulo).


A família de Eloá autorizou a
doação de seus órgãos. Uma mulher de 39 anos foi a primeira beneficiada, e recebeu o coração da adolescente. Segundo o Hospital da Beneficência Portuguesa, a paciente aguardava um coração há um ano e meio, quando recebeu o diagnóstico de que o transplante era a única solução para resolver um problema de cardiopatia congênita.

Uma jovem de 18 anos recebeu nesta segunda-feira os pulmões. A cirurgia durou 11 horas e terminou por volta das 13h, de acordo com o Incor (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas).
De acordo com o hospital, a garota estava na fila do transplantes havia dois anos, vítima de fibrose cística --uma doença congênita que compromete progressivamente a função respiratória. Após o transplante, a jovem foi levada para recuperação na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e tem quadro clínico estável.


Um homem de 25 anos, de Guarulhos, recebeu o pâncreas e o rim de Eloá. Ele passou por uma cirurgia de aproximadamente sete horas no Hospital Beneficência Portuguesa. Segundo o hospital, o paciente sofria de diabetes crônica e insuficiência renal. Ele estava na lista de espera por um órgão havia quatro anos e foi beneficiado porque as três primeiras pessoas da lista não eram compatíveis com os órgãos doados.


Ex-namorado

Lindemberg Fernandes Alves, 22, preso desde a sexta-feira (18) após o fim do cárcere privado de Eloá Cristina Pimentel, 15, foi transferido na tarde desta segunda-feira para a penitenciária 2 de Tremembé (147 km de SP).


O rapaz estava no CDP (Centro de Detenção Provisória) 2 de Pinheiros, zona oeste de São Paulo. Ele saiu da unidade às 17h45 e chegou em Tremembé por volta das 20h10, de acordo com a Secretaria de Administração Penitenciária. A unidade é a mesma onde está preso Alexandre Nardoni, 29, acusado de matar e jogar a filha Isabella, 5.


Alves manteve por mais de cem horas sua ex-namorada Eloá e a amiga Nayara, também de 15 anos. Ele estava inconformado com o fim do namoro de três anos com a garota.


No desfecho do caso, Eloá foi baleada na cabeça e na virilha e a amiga foi atingida por um tiro na boca. Todos os disparos foram feitos por Alves, segundo a polícia. Ela teve morte cerebral confirmada na noite de sábado (18).

Ação


A Polícia Militar afirma que decidiu invadir o apartamento na noite de sexta após o rapaz atirar. Segundo a Polícia Civil, ele responderá pela morte de Eloá e duas tentativas de homicídio --contra Nayara e um policial--, além de cárcere privado e periclitação de vida (por colocar a vida de pessoas em risco).


Eloá foi baleada na cabeça e teve morte cerebral confirmada na noite de sábado. A família autorizou a doação dos órgãos e, na madrugada desta segunda, foram retirados coração, pulmão, fígado, rins, pâncreas e córneas.


Nayara, baleada no rosto, passa bem, mas permanece internada no hospital municipal de Santo André. Ela receberá alta médica na próxima quarta-feira (22).



Posta por Jorge Magalhães

Nenhum comentário: