terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Defesa de Dantas: entraremos com ação contra juiz

O advogado do banqueiro Daniel Dantas, Nélio Machado, afirmou nesta noite que tomará uma medida judicial contra o juiz da 6ª Vara Criminal Federal Fausto de Sanctis pelo que classifica como "cerceamento de defesa". O magistrado condenou Dantas a 10 anos de prisão e a pagar multa de R$ 12 milhões por corrupção ativa. Segundo Machado, era prerrogativa da defesa ter acesso, entre outras peças, ao inquérito que apura a conduta do delegado Protógenes Queiroz durante a Operação Satiagraha.

» Mendes: não vou emitir juízo de valor


Machado concedeu entrevista nesta noite em seu escritório, na capital paulista. Sua reclamação de cerceamento abrange também o juiz da 7ª Vara Criminal Federal, Ali Mazloum, que negou acesso da defesa aos autos do processo contra Protógenes. O advogado disse que ele e Dantas receberam a notícia da condenação pela imprensa e que considerou o fato como "estranho".

O advogado disse que não tem pressa de entrar com a ação e que vai fundamentar bem o pedido de habeas-corpus para ter acesso às peças do processo. O advogado fez duras críticas ao juiz, desqualificando a sentença. "É uma decisão de cunho ideológico. Meu cliente é um perseguido político e eu assim o defendo", falou.

Machado comparou a pena a qual Dantas foi condenado com a de criminosos comuns. "A pena de um estuprador e de um homicida não seria maior que a do meu cliente", disse. Ele fez apenas a ressalva de que o juiz "acertou" ao conceder o direito de Dantas recorrer em liberdade.

O advogado afirmou ainda que espera uma absolvição de Dantas após o recurso ao Tribunal de Justiça. "Se não mudar (a decisão), acabou o Estado Democrático de Direito", disse.

Posta por Jorge Magalhães

Nenhum comentário: