terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Tropa de Elite: a violência policial retratada no cinema brasileiro



“Quando fiz o filme do ônibus 174 com o ponto de vista da violência do Sandro Nascimento e sua história de vida, me deu uma idéia: por que não fazer um filme do ponto de vista da violência policial, daqueles policiais que mataram o Sandro”.




Foi assim que José Padilha, diretor do filme Tropa de Elite – que atraiu um público de 180 mil espectadores só no fim de semana de estréia em São Paulo e no Rio de Janeiro –, deu início ao debate com alunos da Universidade Federal do Rio de Janeiro, promovido pelo Fórum de Ciência e Cultura da instituição.




Após a exibição gratuita do filme para os estudantes universitários, na terça-feira (16/10), o debate reuniu centenas de alunos no teatro de arena do campus da UFRJ para um debate com o diretor e os três autores do livro Elite da Tropa (*), que deu origem ao longa-metragem.




O filme escolhido para abrir o Festival do Rio 2007, em setembro, teve seu lançamento nas telas de cinema antecipado para 12 de outubro. Contou com um orçamento de dez milhões e meio de reais, uma das produções mais caras do cinema brasileiro – é sucesso de público e crítica.


Posta por Elicleia Oliveira-Fonte:http://consciencia-textos.blogspot.com/2007/10/tropa-de-elite-violncia-policial.html


























Nenhum comentário: