segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Boliviano é preso usando Cremeb de medico do HGCA

Secretario João Carlos Cvalcante está apurando o caso

Foi preso na tarde desse domingo(25), o boliviano, Ronald Paul Paz Dourado, 28 anos, por está exercendo ilegalmente a profissão de médico com o nome do medico Paulo Dourado que plantonista no Hospital Geral Cleriston Andrade(HGCA).

De acordo com informações da policia, Ronald usava o nome do médico “Paulo Dourado” e o Cremeb 16989 do mesmo profissional. O boliviano foi preso depois que o plantonista do HGCA denunciou o fato às autoridades policiais.

A ilegalidade do exército da profissão foi descoberta por acaso. Ronald encaminhou uma paciente com cardiopatia crônica da policlínica do Bairro Parque Ipê para o Hospital Clériston Andrade. O verdadeiro médico Paulo Dourado recebeu o paciente e descobriu que o registro (Cremeb) dele estava sendo usado por outra pessoa.

O caso foi parar na 2ª delegacia. Após uma queixa registrada, policiais se deslocaram até o bairro Parque Ipê, onde o boliviano foi preso. Ele negou a acusação, mas foi encaminhado à delegacia.

Durante o interrogatório, Ronald Paul contou que teria sido solicitado por uma colega médica (Andréia Delatore), que não pôde comparecer ao plantão. “Sou formado na Bolívia e minha documentação para exercer a profissão no Brasil já foi encaminhada, e estou no aguardo da liberação da mesma”, contou.

O boliviano afirmou, ainda, que não tinha a intenção de prejudicar ninguém. “Eu sabia o que estava fazendo. Usei o registro de outro médico porque precisava encaminhar o paciente. Abri a gaveta e peguei o primeiro que estava na frente”, disse.

APURAÇÃO

Ronald Paul Paz Dourado foi autuado em flagrante pela delega plantonista Mônica Soares. Ele vai responder pelos crimes de falsidade ideológica e exercício ilegal da profissão.

Na manhã dessa segunda-feira(26), o Secretario de Saúde João Carlos Cavalcante afirmou que a médica Andréia de La Torre já foi afastada do quadro de profissionais da Prefeitura e que foi aberta uma sindicância que ira apurar o caso.

“Estamos instaurando uma sindicância para apurar os fatos. Vamos enviar todo material para a Procuradoria do município para que todas as medidas sejam adotadas, e já providenciamos que uma medica dos quadros do município para atenda a todos os pacientes que foram consultados por este rapaz”, disse João Carlos.

Posta por Jorge Magalhães

Nenhum comentário: