segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Deputado apóia Feiraguai e pede explicações à polícia


A operação da Polícia Civil que resultou na apreensão de milhares de CDs e DVDs no Feiraguai, na manhã dessa quinta-feira (23/01), foi criticada pelo deputado estadual Zé Neto. O parlamentar manteve contato com o secretário estadual de Segurança Pública, César Nunes, para externar sua posição de apoio aos camelôs.

Na operação realizada por policiais do Grupo Especializado em Combate à Pirataria, de Salvador, foram apreendidos milhares de CDS e DVDs. Todo o material apreendido foi encaminhado à sede do GECP, na capital. Ninguém foi preso.

Ao saber da operação da polícia no Feiraguai, Zé Neto imediatamente manteve contato com o secretário César Nunes. “Não concordo com este tipo de operação de repressão a camelôs. Se estivesse em Feira de Santana com certeza estaria lá, em defesa desses pais e mães de família que estão ali em busca do sustento. Se a polícia for prender e fazer a repressão a todas as pessoas que irregularmente baixam músicas e vídeos na internet, que também cometem infração, não haveria cadeia suficiente”, destaca o deputado.

Ainda conforme Zé Neto, a polícia deve, sim, combater o crime, “mas com ênfase para os grandes distribuidores, afinal de contas lei é lei”. Para o parlamentar feirense, que sempre esteve presente em defesa dos interesses dos comerciantes e camelôs do Feiraguai, “fazer espuma na mídia para prender camelô não ajuda em nada a sociedade em que vivemos. Precisamos refletir, mas com o ponto de vista social, principalmente agora em que o mundo atravessa uma profunda crise de valores onde a necessidade de preservar a geração de emprego e renda é uma prioridade básica”.

Zé Neto entende que a polícia deve agir de forma organizada, com seu serviço de inteligência investigando para chegar aos tubarões, os grandes que se beneficiam com este tipo de comércio e do trabalho de gente humilde, mas atacar a ponta não traz nenhum ganho real no contexto de segurança pública.

“Aceito o debate em qualquer circunstância. Estou à vontade para externar minha posição, pois ajudei muito nas discussões para tramitação e aprovação, na Assembléia Legislativa, do Regimento Interno da Polícia Militar e da Lei Orgânica da Polícia Civil. Sou aliado na busca de melhorias para as duas corporações, tão importantes para nossa sociedade, mas discordo desse tipo de operação, pois entendo que não é estratégica e afeta setores da sociedade que já são por demais excluídos”, conclui o deputado Zé Neto.

Posta por Jorge Magalhães

Um comentário:

Unknown disse...

Esse Zé Neto é mesmo cara de pau! Como pode defender abertamente o crime de pirataria e sonegação e anda ficar impune???