segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Policia desarticula quatro organizações de tráfico de drogas

Foi desarticulada na Operação Alfa quatro organizações criminosas, voltadas para o tráfico internacional de drogas, principalmente, cocaína de origem boliviana. A ação deflagrada pela Polícia Federal, em conjunto com o Ministério Público Federal e a Justiça Federal na manhã, desta segunda-feira (19).

Os entorpecentes entravam no país por meio aéreo e terrestre pela região de Cacéres (MT) e Corumbá (MS) e eram distribuídos para os estados da Bahia, São Paulo, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e Distrito Federal.

Foram expedidos, pela Justiça Federal de São José do Rio Preto, 85 Mandados de Prisão Temporária e 89 Mandados de Busca e Apreensão, além de ordens para o seqüestro de bens móveis e imóveis e o bloqueio das contas correntes dos investigados. Na Bahia está sendo cumprido um Mandado de Busca e Apreensão em Salvador.

As investigações começaram em abril de 2007, quando foi descoberto que traficantes do Mato Grosso comercializavam drogas com compradores de São José do Rio Preto, em São Paulo. Daí foram repassadas ordens judiciais de prisões e buscas que estão sendo cumpridas nesta segunda-feira (19).

Desde o início da Operação foram apreendidos 903 quilos de cocaína, metralhadoras, pistolas, revólveres, munições e equipamentos para secagem, mistura e embalagem de drogas. Ao todo foram dezesseis flagrantes ocorridos em vários Estados, que levaram para a prisão 47 pessoas, várias delas hoje já condenadas pela Justiça.

Dentre os presos estão empresários das áreas de construção civil, turismo, comércio de automóveis, além de advogados. Dos 84 Mandados de Prisão, 21 são para mulheres envolvidas no tráfico.

Se condenados serão promovidos pelos crimes de tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico de drogas, financiamento para o tráfico de drogas, lavagem de dinheiro, posse ilegal de armas, com penas que podem passar de 30 anos de prisão.

Posta por Jorge Magalhães

Nenhum comentário: