quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Policial Civil é denunciado por homicídio

O agente de polícia Cândido Santana Moreira foi denunciado quarta-feira(14), à Justiça, pela coordenadora do Grupo de Atuação Especial para o Controle Externo da Atividade Policial do Ministério Público (Gacep), promotora de Justiça Isabel Adelaide Moura, que o acusa de ter assassinado, em 13 de dezembro de 2008, Roberto Alves Costa.

Segundo a promotora, o crime foi cometido pelo policial na madrugada do dia 13, quando ele, a pretexto de realizar uma abordagem, interceptou Fábio Ribeiro, Ronald Costa e Roberto Costa no bairro de Pau da Lima.

Naquela madrugada, explica Isabel Adelaide, Cândido Moreira conduzia uma viatura policial quando, sem motivo nem situação de suspeição, abordou Roberto, Fábio Ribeiro e Ronald Costa que se encontravam em uma motocicleta.

Roberto, submetido à autoridade do policial, passou então a ser agredido fisicamente, enquanto os outros dois permaneciam deitados no chão. Em seguida, continua a promotora, Fábio e Ronald receberam ordens de Cândido para ajudarem a colocar Roberto na viatura e também entrarem nela. Os dois, ao puxarem o amigo para entrar na viatura, ouviram do policial: “tá me tirando de otário?”, informou a coordenadora do Gacep, afirmando que, em seguida, os rapazes presenciaram, “sem que pudessem esboçar qualquer reação”, Cândido disparar um tiro contra a cabeça de Roberto.

Conforme a promotora, o policial, após atirar em Roberto, colocou as vítimas na viatura e as levou ao posto médico de São Marcos, onde as apresentou como se estivessem envolvidas em uma briga. Agora, Isabel Adelaide solicita a prisão preventiva do acusado e requer a condenação dele pelo crime de homicídio simples e tentativa de homicídio contra Ronald Costa que foi atingido no ombro pelo mesmo tiro desferido em Roberto.

Posta por Jorge Magalhães

Nenhum comentário: