sexta-feira, 13 de março de 2009

Delegados protestam contra lentidão em nomeações


Mais de 100 delegados realizaram uma manifestação em frente ao Iguatemi para protestarem contra a demora da nomeação dos 102 delegados diplomados pela Academia da Polícia Civil da Bahia. Há dez meses eles aguardam a efetivação do cargo.


'Nós fizemos o curso, estudamos, nos dedicamos e agora aguardamos a nossa vaga', disse Gil Ricardo, um dos delegados diplomados. A diplomação ocorreu dia 8 agosto e até o momento não existe previsão do governo do estado em efetivá-los.


'O nosso medo é o processo seletivo prescreva e a gente fique sem a vaga', contou Leandro Mendes, um dos integrantes da comissão que busca diálogo com o governo estadual. 'O que não entendemos é que com tanto delegado formado mais de 100 municípios baianos continuem esses profissionais', pondera Mendes.


Segundo a Secretaria de Segurança Pública, 130 cidades baianas estão sem delegados. O concurso em que os 102 delegados foram aprovados destinava-se ao preenchimentos destas vagas no interior do estado. Justificativa 'O governo do estado estuda cuidadosamente cada nomeação, pois o momento é de contingência', disse a Assessoria de Comunicação Geral do Estado (Agecom), quando questionada sobre o assunto, ressaltando os efeitos negativos da crise econômia nas finanças do executivo estadual.


Como a diplomação foi em agosto do ano passado, o prazo legal para a nomeação vence em outubro deste ano. 'Até lá não há qualquer previsão', pontua a Agecom.


A Secretaria de Segurança Pública (SSP), através da sua assessoria de comunicação, disse que estuda junto ao governo do estado alternativas para acelerar o processo, mas não precisou data para nomeação.


Posta por Jorge Magalhães

Nenhum comentário: