quarta-feira, 18 de março de 2009

Policiais aprendem a usar arma não-letal


A Coordenação de Operações Especiais (COE) da Polícia Civil iniciou nessa terça-feira (17) um curso de capacitação para manuseio das pistolas não-letais modelo Taser M26, para agentes dos principais departamentos da instituição. A primeira turma contou com a participação de 17 servidores policiais, que aprenderam também em quais situações esse tipo de armamento deve ser utilizado.


“As armas são totalmente gerenciáveis, pois cada disparo é registrado numa memória”, explicou o coordenador do COE, delegado Jardel Peres, que ministrou o curso. Ele lembrou que a pistola já é utilizada pelas Forças Armadas, órgãos de segurança e guardas municipais. “Considero como um avanço o uso desse equipamento pela polícia baiana, que passará a utilizar as armas convencionais em último caso”, concluiu.


Fruto de uma parceria entre a SSP e o Ministério da Justiça, as armas não-letais foram utilizadas no carnaval deste ano, como novidade para conter tumultos. Jardel ressaltou que o curso foi uma determinação do delegado-geral, Joselito Bispo da Silva. O treinamento será realizado na sede do COE, no Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães, até sexta-feira.

Posta por Jorge Magalhães

Nenhum comentário: