quinta-feira, 19 de março de 2009

Superlotação gera briga na carceragem do Complexo Policial de Feira


Com a superlotação que se encontra na Carceragem, do Complexo Policial Investigador Bandeira de Feira de Santana, na manhã dessa quinta-feira (19) houve uma briga entre alguns detentos que por pouco não acabou em morte.

Um dos presos, Erivaldo Alves Ferreira, que está preso desde o dia 15 de outubro de 2007, por trafico de drogas estava de posse de um “chuncho” feito com um extrator de grampos e queria furar um outro detento, ainda não identificado pelos policiais de plantão. Segundo Erivaldo, “ele estava se defendendo, pois o outro detento disse que ia lhe matar,” relatou aos policias de plantão.


De acordo com o Policial Civil, Ailton Guimarães, que conseguiu tomar arma do preso a briga teve inicio devido à superlotação da carceragem. “Os presos já estão um brigando com os outros por disputa de espaço nas selas, as autoridades tem que tomar providencias antes que algo de grave aconteça. Colocamos Erivaldo em outra cela para evitar novas brigas”, relatou Ailton.

LOTAÇÃO

A carceragem do complexo tem 15 celas com lotação máxima de 35 presos, e hoje as celas estão sendo ocupadas por 141 presos, 106 presos a mais do limite permitido. Segundo a mãe de um detento que não quis se identificar, “até pelos corredores e pela área de banho de sol já tem gente, meu filho não é cachorro não,” relatou.

De acordo com o coordenador regional Fabio Lordelo, “a justiça já foi avisada sobre a lotação que procurou o diretor do Presídio Regional, Edmundo Memere Dumê e o mesmo disse que não pode receber preso nem um até o mês de abril. Quanto ao fato isolado da briga entre os detentos será apurado ainda hoje,” relatou Fabio.

PRESIDIO

Em entrevista às equipes de reportagem, Edmudo Memere relatou a atual situação do Presido Regional. “Nos só temos 12 Agentes Penitenciários e oito pavilhões com limite para guardar 340 presos e já estamos com 650, não posso receber mais ninguém até que o pavilhão três fique pronto no inicio do mês de abril,” relatou o diretor.

Posta por Jorge Magalhães

Nenhum comentário: