sábado, 28 de março de 2009

Traficantes de animais silvestres são transferidos para o presídio


Três dos cinco homens presos no inicio da semana, durante a “Operação Cipó”, destinada a combater o tráfico de animais, foram transferidos hoje nesta sexta-feira (27), para o Presídio de Serrinha. São eles: Hercílio Macena Maia, dono da carreta, Francisco José Malveira, e José de Santana Silva, o “Zeca”. De acordo com o delegado Miguel Vieira dos Santos, titular da Delegacia de Cipó, Manoelito Conceição de Souza, o “Litinho” e Júlio Pereira dos Santos, o “Gildete”, foram também indiciados por maus-tratos e tráfico de animais.


A quadrilha, com ramificação em outros estados, começou a ser desbaratada no município baiano de Milagres, como resultado de investigações conduzidas pela Policia Civil e o Ministério Público, através do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e de Investigações Criminais.

A investigação contou com o apoio da Superintendência de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública e da Polícia Rodoviária Federal. Com o bando, foram apreendidos três mil animais, como iguanas, micos e várias espécies de pássaros.


Confinados em caixas lacradas, acondicionadas no baú de uma carreta, os animais capturados pelos traficantes começaram a ser transportados no Ceará, com destino a São Paulo, mas a viagem foi interrompida na Bahia. Muitos dos pássaros, iguanas e micos morreram devido ao calor e a desidratação, apesar dos esforços dos policiais civis e promotores em aliviar o desconforto dos bichos. José de Santana, apontado como dono da carga, já havia sido preso no ano passado, enquanto Hercílio Maia e Francisco José já estavam com prisão decretada pela Comarca de Cipó pelo mesmo crime.


Posta por Jorge Magalhães

Nenhum comentário: