quinta-feira, 30 de abril de 2009

Policia Civil aumenta seu efetivo para 6.250 integrantes

Mais 904 policiais civis, entre agentes e escrivães, serão integrados a Polícia Civil, aumentando para 6.250 o efetivo da instituição. A solenidade de encerramento do Curso de Formação de Agente e Escrivão de Polícia da turma de 2009, em Salvador, Feira de Santana, Itabuna e Juazeiro, realizada hoje (28), no Centro de Convenções da Bahia, contou com a presença do secretário da Segurança Pública, César Nunes, e do delegado-geral da Polícia Civil, Joselito Bispo da Silva. Todos os 641 agentes e 263 escrivães, capacitados pela Acadepol (Academia da Polícia Civil), vão atuar em delegacias da capital e do interior, depois de nomeados pelo governo do Estado.

O delegado-geral da Polícia Civil, Joselito Bispo destacou o empenho do governo do Estado no processo de reestruturação da instituição, preocupação que vem se refletindo nos últimos dois anos. Para Joselito Bispo, a nomeação dos novos policiais é de fundamental importância para a melhoria dos serviços prestados à população, principal clientela da Polícia Civil, principalmente no interior do Estado. “Vamos aguardar a oportunidade de o governo nomear esses novos policiais para que possam integrar o nosso quadro, fortalecer a instituição e a prestação dos serviços policiais”.

Sobre as normas que deverão ser seguidas pelos futuros policiais no desempenho da função, Joselito Bispo disse que “a dignidade, a ética, a moral, o espírito profissionalismo e, acima de tudo, o respeito ao cidadão, são fundamentais na busca da qualidade dos serviços policiais”. Já em Feira de Santana a solenidade foi realizada no Centro de Maestro Miro, enquanto a turma de Itabuna recebeu o certificado no Auditório da FTC. No município de Juazeiro, a solenidade ocorreu na Câmera de Vereadores.

Também participaram da solenidade no Centro de Convenções, a delegada Célia Maria Miranda Costa, diretora da Acadepol, o delegado Jorge Menezes Monteiro, corregedor da Polícia Civil, o diretor do DPT (Departamento de Polícia Técnica), Raul Barreto Filho, dentre outras autoridades.

O curso da Acadepol, para cada uma das categorias, teve início em 24 de novembro do ano passado, sendo ministrado, além de Salvador, em Feira de Santana, Itabuna e Juazeiro. Os alunos participaram de estágio supervisionado durante o período de estudos, em unidades estratégicas como o Departamento de Polícia Técnica (DPT), a Superintendência de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública, a Corregedoria da Polícia Civil, a Stelecom, além de delegacias especializadas e circunscricionais de Salvador e do interior.

Os novos agentes e escrivães cursaram as seguintes disciplinas: Relações Humanas, Organização e Administração Policial, Direitos Humanos, Direito Constitucional, Português, Investigação Policial, Direito Administrativo e Disciplinar, Gerenciamento de Crise, Direito Processual Penal, Direito Penal, Medicina Legal, Criminalística, Prática de Cartório, Direitos da Criança e Adolescente, Defesa do Consumidor, Meio Ambiente, Socorro de Urgência, Defesa Pessoal, Tóxicos e Entorpecentes, Armamento e Tiro e Direção Defensiva.
Posta por Jorge Magalhães

Nenhum comentário: