quarta-feira, 20 de maio de 2009

Policiais do COE apreendem 1,2 tonelada de maconha


Cerca de 1,2 tonelada de maconha foi apreendida por policiais da Coordenadoria de Operações Especiais (COE) da Polícia Civil nos municípios de Irecê, Xique-Xique e Baixa Grande, durante a “Operação Arena”, deflagrada no final de semana. Valfrido Alves Tupiná, 38 anos, líder da quadrilha de traficantes, foi preso quando tentava transportar a mercadoria para ser distribuída em Salvador e Região Metropolitana. A apreensão foi a maior realizada pela polícia nos últimos três anos.

Durante quatro meses de investigações, a polícia mapeou a rotina da quadrilha, que abastecia semanalmente bocas-de-fumo dos bairros de Engomadeira, Mussurunga, Brotas e Nordeste de Amaralina. Também foram presos Cássio Cley de Almeida, 34, e José Custódio Filho, 34, responsáveis pelo transporte e segurança da plantação. Um fuzil calibre 7 mm e uma espingarda foram apreendidos na ação.


“Este é o resultado de muitos dias de trabalho, sempre visando a desarticulação do tráfico de drogas na sua origem”, declarou o secretário da Segurança Pública, César Nunes, durante a apresentação do bando na sede da COE. Acrescentou que a polícia baiana trabalha com inteligência e interessada em prender não somente os pequenos varejistas, mas também os principais fornecedores e distribuidores da droga.


Operação


O coordenador da COE, delegado Jardel Peres Azevedo, explicou que o caminhão foi interceptado próximo ao município de Morro de Chapéu, onde os policiais conseguiram estourar os pneus do veículo e efetuar a prisão. Em seguida, foram até uma fazenda situada em Mirorós, distrito de Irecê, onde foram incinerados 400kg da droga plantada no local.

“As nossas investigações tinham como intuito atacar o fornecedor da droga e prender o intermediário”, frisou Peres. Destacou a importante integração com a Superintendência de Inteligência da SSP e do apoio, durante as diligências, da Companhia de Ações Especiais no Semiárido (CAESA) da PM. Os presos responderão por tráfico de drogas, formação de quadrilha e porte ilegal de arma e ficarão custodiados no Complexo Policial do Barris.

Polícia legislativa do Senado indicia ex-diretor José Carlo Zoghbi

Posta por Jorge Magalhães

Nenhum comentário: