quinta-feira, 16 de julho de 2009

DENARC prende um dos maiores produtores de maconha da Bahia

Foi preso pelo Departamento de Narcóticos (Denarc) um dos maiores produtores e distribuidores de maconha da região de Irecê e Xique-Xique, Martins Felipe da Silva, o “Marco”, está preso, desde a última terça-feira (14), na Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE/RMS), no Complexo Policial dos Barris.

Segundo o delegado Hélio Jorge, diretor do Denarc, cerca de 1,5 tonelada de maconha apreendida pela Polícia Civil nos últimos seis meses, e que abasteceria traficantes em bairros como Nordeste de Amaralina, Santa Cruz e Engomadeira, em Salvador, era proveniente da roça de “Marco”.


“Em maio deste ano, a Coordenadoria de Operações Especiais (COE) apreendeu nos municípios de Irecê, Xique-Xique e Baixa Grande, 1,2 tonelada da maconha produzida por ‘Marco’, em poder de Valfrido Alves Tupiná, capturado quando tentava transportar a mercadoria para ser distribuída em Salvador e Região Metropolitana”, lembrou o delegado, ressaltando ter sido esta a maior apreensão da droga realizada pela Polícia Civil nos últimos três anos. Natural da Paraíba, Martins Felipe, 42 anos, será transferido nas próximas horas para o sistema prisional.


A captura do produtor de maconha, localizado por policiais da COE na praia de Piatã, foi em cumprimento a um mandado de prisão expedido pela 2ª Vara de Tóxicos. As investigações sobre a atividade ilícita de “Marco” tiveram início a partir de informações da 28ª DP (Nordeste de Amaralina), bem como de inquéritos instaurados pelo Denarc e pela COE. A polícia apurou que “Marco” tinha ligações com vários traficantes de Salvador e Região Metropolitana, muitos deles já retirados de circulação.


De acordo com o delegado Hélio Jorge, ao longo de seis meses, a polícia capturou diversos traficantes que mantinham relação comercial com o paraibano. “Foram presos no Nordeste de Amaralina Rita de Cássia Cerqueira Nascimento (Rita Social), Cláudio Santos Silva (Cheira) e sua mulher Cláudia Santos Silva, além de Elicelma de Lima Santos, sendo apreendidos com eles R$ 15mil”, disse o diretor do Denarc.


Policiais Civis também capturaram Édson Domingues Reis Machado, o “Paulista”, com um revólver e uma pistola, e Josenias Martins dos Santos, este com R$ 20 mil e 107 quilos de maconha, oriundos de Irecê, e que abasteceriam bocas-de-fumo na Engomadeira. Foi preso ainda, na BR-324, o agente policial Carlos Alberto do Carmo Batista, com 125 quilos da erva fornecidos por “Marco”, vindos do sertão baiano, e Aílton Pereira Bonfim, com 113 quilos, produzidos na roça de “Marco” na região de Xique-Xique.


Mapeamento


As investigações que resultaram na captura de Valfrido Alves Tupiná e na apreensão de 1,2 tonelada de maconha produzida por “Marco” duraram quatro meses. A polícia mapeou a rotina da quadrilha, que abastecia semanalmente bocas-de-fumo dos bairros de Engomadeira, Mussurunga, Brotas e Nordeste de Amaralina e prendeu, também, Cássio Cley de Almeida e José Custódio Filho responsáveis pelo transporte e segurança da plantação. Um fuzil calibre 7 mm e uma espingarda foram apreendidos na ação.


Policiais da COE, sob o comando do coordenador, delegado Jardel Peres Azevedo, interceptaram o caminhão que transportava a droga próximo ao município de Morro de Chapéu, tendo conseguido estourar os pneus do veículo e efetuar a prisão. Numa fazenda situada em Mirorós, distrito de Irecê, incineraram 400kg da droga plantada no local. A operação teve o apoio da Superintendência de Inteligência da SSP e da Companhia de Ações Especiais no Semiárido (CAESA) da PM.

Posta por Jorge Magalhães

Nenhum comentário: