quinta-feira, 30 de julho de 2009

Policiais civis paralisam as atividades em protesto a morte de perito

Os policiais civis da Bahia resolveram, na manhã desta quinta-feira (30), paralisar as atividades em todo o estado. A categoria protesta contra a morte do perito técnico Hilton Martins Rivas Júnior, 25 anos, na última quarta (29). Ele foi morto pelo tenente PM Fagner Costa Santos durante uma abordagem no Santo Antônio Além do Carmo. Os Civis fazem uma manifestação na manhã desta quinta, na Praça da Piedade, pedindo a prisão do autor dos disparos.

'Paralisamos as atividades em toda a Bahia até que o policial militar se apresente', explicou Carlos Lima, presidente do Sindicato dos Policiais Civis (Sindpoc). Ele criticou o coronel Manoel Francisco Gomes Passos, corregedor da Polícia Militar, por não ter detido o tenente Hilton quando ele se apresentou ao órgão. “O coronel errou. Ele deveria ter detido o tenente e o encaminhado para uma auto-policial”, disse o dirigente sindical.

Lima condenou também declarações do corregedor da PM, que teria afirmado que o tenente Fagner estava realizando uma abordagem correta, dentro de suas atribuições legais. “Não queremos criar rivalidade com nossos companheiros da PM, mas se eles podem realizar abordagem desta forma, nós também podemos”, ameaçou o presidente do Sindpoc. Carlos Lima, entretanto, afirmou que o episódio não vai causar uma briga entre as duas polícias.

A assessoria da Polícia Civil disse que não foi comunicada sobre a paralisação da categoria. O diretor de Comunicação da Polícia Militar, coronel Hélio Alves Gondim, contou que o tenente Fagner Costa foi apresentado na manhã desta quinta ao Ministério Público, onde foi ouvido. 'O MP vai apurar o caso e, de imediato, o tenente foi afastado das atividades', contou Gondim.

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) divulgou nota nesta quinta-feira dizendo que o caso está sendo apurado em inquérito instaurado pela Polícia Civil e através de Inquérito Policial Militar, que será presidido pelo tenente-coronel José Alves Barreto. O perito técnico Hilton Martins vai ser enterrado às 16h desta quinta-feira, no cemitério Jardim da Saudade, em Salvador.

Posta por Jorge Magalhães

Nenhum comentário: