segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Megaoperação policial prende 14 pessoas e desarticula rota de tráfico

A Secretaria da Segurança Pública da Bahia apresentou, na tarde desta sexta-feira (25), o resultado da operação Big-Bang 2, que investigava as ações da quadrilha do traficante Genilson Lino da Silva, o “Perna”.

Ao todo, 14 pessoas foram presas em Salvador, Goiânia e em quatro cidades do estado de Mato Grosso, de onde a quadrilha enviava drogas para a Bahia. Uma pessoa morreu no confronto com a polícia. Cinco traficantes foram presos na Bahia.

A operação, que começou durante a madrugada, cumpriu 47 mandados de busca e apreensão e contou com a parceria da polícia do Mato Grosso, que disponibilizou 100 agentes para auxiliar nas prisões feitas naquele estado.

Também foram apreendidos livros contábeis, anotações, computadores, celulares e outros materiais que vão sustentar o fechamento do inquérito.

Provas

“A partir da análise desse material vamos chegar às contas bancárias e pessoas que faziam parte da quadrilha. O objetivo é usar as provas para sufocar o braço financeiro da organização, com bloqueio de contas e seqüestro de bens,” esclareceu a coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Combate a Organizações Criminosas e de Investigações Criminais do Ministério Público (Gaeco), Ana Rita Nascimento.

Segundo o secretário Cesar Nunes, a operação desarticulou a rota de tráfico que começava na Bolívia, passava por Mato Grosso e chegava à Bahia. “Essa foi uma operação importante. Prendemos os grandes fornecedores que moravam no Mato Grosso e o segundo escalão que estava retomando as ações do bando na Bahia depois da prisão de Perna”, explicou.

Início

As investigações começaram em outubro do ano passado, quando um carro foi encontrado com 20 quilos de cocaína na Avenida Bonocô. A droga havia sido trazida do Mato Grosso. Pelas pistas deixadas, a polícia conseguiu identificar os fornecedores que moram naquele estado. “Acredito que essa foi uma operação importante, chegamos aos fornecedores, que são os grandes distribuidores”, afirmou o secretário.

Posta por Jorge Magalhães

Nenhum comentário: