sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Responsáveis pelos atentados em Salvador vão para prisão federal

Catorze detentos, responsáveis pelo comando dos atentados a ônibus e módulos policiais ocorridos nos últimos dias em Salvador, todos ligados à "Comissão da Paz", organização criminosa liderada pelo traficante "Cláudio Campanha", foram transferidos hoje (10) para a Penitenciária Federal de Catanduvas, localizada no interior do Paraná. Campanha está custodiado em um Presídio Federal, no Mato Grosso do Sul. A polícia apresentará amanhã (11), às 10 horas, no auditório da SSP (CAB), 13 pessoas que participaram dos ataques.

Entre os transferidos estão Renildo dos Santos Nascimento, conhecido como "Aladim", responsável por duas chacinas em Salvador no ano passado e os traficantes Josevaldo Bandeira, apelidado "Val Bandeira" e Maurício Vieira da Silva, o "Cabeção". Todos integravam o segundo escalão da quadrilha de "Paulo Campanha" e estavam ordenando os ataques através de telefones celulares e mensagens transmitidas pelas mulheres que lhes faziam visitas íntimas nos presídios em que se encontravam custodiados. Eles ficarão por tempo indeterminado na penitenciária federal.

"O Estado e a população não ficarão reféns do crime organizado", declarou o secretário da Segurança Pública, César Nunes, durante entrevista coletiva concedida após a decolagem do avião que levou os detentos. Afirmou também que todas as medidas estão sendo tomadas para responder à altura aos ataques realizados pela organização criminosa. "Com a falta das suas lideranças, acreditamos que esse movimento perca a força e que tudo volte à normalidade. Porém, isso não acontecendo, partiremos para cima deles", enfatizou.

Balanço
Até então nove ônibus foram destruídos e dois sofreram danos parciais. Nove módulos policiais foram alvo dos bandidos, dos quais dez morreram em confronto com a polícia e 13 foram apreendidos, juntamente com 13 armas. Todas as pessoas capturadas estavam envolvidas nos ataques aos coletivos e a módulos policiais em vários pontos da cidade.

Na noite de domingo (6) a polícia conseguiu impedir que um ônibus fosse incendiado no bairro do IAPI, apreendendo dez candeeiros e dois galões de gasolina. Na mesma noite dois veículos também foram apreendidos.

Já no feriado da Independência (7) a polícia apreendeu em Periperi, no subúrbio ferroviário, um revólver e certa quantidade de maconha, crack e cocaína. Um arrastão também foi registrado pela 5ª Delegacia, instalada naquele bairro. Três pessoas acabaram presas.
Na terça-feira (8), um módulo no bairro de Areia Branca foi destruído, três bandidos morreram e três revólveres, uma submetralhadora e um veículo apreendidos.

Mais cinco armas, sendo três revólveres, uma pistola, uma espingarda, além de um veículo foram encontrados na Avenida Antônio Carlos Magalhães, região central da cidade, na quarta-feira (9). No mesmo dia três outras pessoas morreram em confrontos com a polícia. Um módulo policial foi metralhado em Mussurunga.

Na Avenida Vasco da Gama um ônibus foi incendiado ontem (9). Outro veículo também foi alvo de ataque dos bandidos, no Engenho Velho da Federação. Seis pessoas foram presas e uma ficou ferida na operação que resultou na apreensão de mais três revólveres.

Três homens foram presos em cumprimento a mandados de prisão. O trio, surpreendido em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador, participou do ataque ao módulo da Polícia Militar, instalado no bairro de Mussurunga.


Posta por Jorge Magalhães

Nenhum comentário: