quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Continua tenso o clima no Melo Matos em Feira de Santana

Continua tenso o clima, na manhã desta quinta-feira (15) dentro da Comunidade de Atendimento Sócio-Educativa (Case) Juiz Melo Matos, em Feira de Santana. Por volta das 9h40, os 50 adolescentes recomeçaram a rebelião colocando fogo em diversos colchões. Um dos internos ficou ferido e foi levado para o Hospital Clériston Andrade.

O Corpo de Bombeiros foi acionado, mas, quando chegou, as chamas já tinham sido controladas. Quando a confusão reiniciou hoje, 26 educadores da Case e 40 policiais militares estavam dentro da unidade. Depois de alguns minutos de negociação, os internos voltaram para os seus alojamentos, mas a PM continua monitorando o local para evitar uma nova mobilização dos adolescentes. A direção da Case já transferiu 16 internos para unidades de Simões Filho e Salvador. Outros poderão cumprir pena em semi-liberdade nas cidades de Vitória da Conquista, Alagoinhas, Camaçari e Feira de Santana.

Segundo Walmir Mota, diretor da Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac), responsável pela administração das Comunidades Sócio-Educativas da Bahia, os funcionários da Case de Feira perceberam há cerca de 15 dias uma mudança de comportamento dos menores infratores, mas nada que pudesse esclarecer o motivo da rebelião.

Quarta-feira

A rebelião teve início na noite da quarta (14) depois que os adolescentes das duas unidades chamadas de internação provisória e internação assistiram ao jogo do Brasil. 'Eles estavam no centro de convivência e começaram a quebrar cadeiras, entortar grades, danificar portas e televisões. A Case ficou destruída'. Na confusão de ontem, um adolescente de 17 anos foi baleado na cabeça. Outros dois internos além de três educadores da unidade ficaram feridos na confusão que começou por volta das 21h de quarta-feira (14) e só terminou próximo de 1h de quinta (15), após intervenção da Polícia Militar.

O momento mais tenso da rebelião foi quando a PM foi chamada e invadiu o local quando os orientadores da unidade tentavam negociar com os adolescentes. 'Cerca de 16 orientadores conversavam com os menores infratores para que eles retornassem para os alojamentos. Nesse momento, a polícia entrou e foram ouvidos alguns disparos', contou Roberta Sampaio, diretora-adjunta da Case de Feira de Santana.

Durante a rebelião, um orientador da unidade encontrou um revólver calibre 38 dentro da sala de coordenação de segurança. 'A grande pergunta é de onde partiu o tiro e a quem pertence a arma', questionou Walmir Mota, que descartou a possibilidade do revólver pertencer aos funcionários da Case já que, segundo ele, os técnicos da unidade não usam nenhum tipo de armamento durante o trabalho.

O garoto baleado na cabeça está internado com suspeita de morte cerebral no Hospital Clériston Andrade. O outro adolescente foi ferido na cabeça e no braço com uma arma artesanal. Um terceiro interno também ficou machucado. Eles receberam atendimento médico e já retornaram para a Case. Os três orientadores machucados durante a destruição dos móveis foram medicados e passam bem. A Polícia Militar ainda não se pronunciou sobre a invasão da unidade.

Posta por Jorge Magalhães

Nenhum comentário: