quinta-feira, 26 de novembro de 2009

PF prende 25 pessoas durante a “Operação Arakem” II na capital baiana

A Polícia Federal finalizou na quarta-feira (25) a Operação Arakem II, em Salvador. A investigação iniciada no mês de maio tinha o objetivo de identificar e prender uma quadrilha de traficantes de drogas liderada por Fernando Ferreira de Souza, conhecido como 'Nando', que já havia sido preso duas vezes pro tráfico de drogas, mas estava em liberdade condicional. Durante os sete meses de buscas foram presos 25 criminosos.

Também foram apreendidos 18 kg de cocaína, 50 kg de maconha, R$ 53.000,00, seis armas (uma Glock, 9mm; duas taurus, 380, um revolver calibre 38, uma escopeta calibre 12, uma espingarda calibre 20), três coletes balísticos, sete veículos e uma grande quantidade de explosivo.

Além de traficar a quadrilha também é responsável por assassinar traficantes rivais para ocupar pontos de venda drogas em diversos bairros de Salavdor. Os integrantes da organização criminosa tinham funções especificas, como a esposa de Nando, Patrícia Conceição Barbosa, que era responsável por arrecadar o dinheiro proveniente da venda de drogas e possuía imóveis em seu nome, comprados com o dinheiro do tráfico e utilizados para “lavagem” de dinheiro, através de alugueis.

Rafaela Bispo 'gerenciava' a organização, distribuía a droga para traficantes “menores”, fazia o transporte das drogas, ordenava execuções de traficantes rivais, dentre outros crimes. Ananias Conceição Barbosa, irmão de Patrícia, era encarregado de vender grandes quantidades de droga fornecidas por Nando. Lídio Fábio Suzart da Costa fazia o transporte de droga e também revendia parte dela.

Ainda foi descoberto que o traficante e seqüestrador Elias Barreto Medrado, conhecido como 'Jota', mesmo custodiado em um presídio (nome não informado), fazia parte da quadrilha e em parceria com Nando, mantinha algumas pessoas trabalhando para ele. Seis pessoas comandadas por 'Jota' foram presas. Sequestro de empresário

Durante as investigações também foi preso um bando de assaltantes e seqüestradores que sob o comando de 'Jota' planejava sequestrar um empresário na cidade de Ibitiara, no interior de estado da Bahia. Eles também planejavam assaltar o Banco do Brasil da cidade de Seabra.

Os presos são: Juliana Jesus dos Santos, Luciano Alves de Jesus, Lídio Fábio, Rafaela Bispo dos Santos, Ananias Conceição Barbosa, José Ari Dantas da Silva, Fabiano Souza Pereira, Núbia Lucas de Santaan Pereira, Nadson Barreto dos Santos, Aidil Castro Souza, Roberto Willer Pena Lago, Andreia Lopes Santos, Fernando Pereira de Souza e Patrícia Conceição Barbosa. O nome Arakem foi escolhido pela Polícia Federal por significar pássaro que dorme.

Posta por Jorge Magalhães

Nenhum comentário: