terça-feira, 3 de novembro de 2009

SSP/BA lança sistema pioneiro de identificação civil

O Governo do Estado, através da Secretaria da Segurança Pública, mais uma vez sai na frente e, numa ação pioneira no país, implanta nesta terça-feira (3), o Sistema de Identificação por Impressões Digitais Automatizado (SIIDA-BA).

Com o novo sistema de identificação civil, para retirar uma nova identidade será feita uma verificação na base de dados da Polícia Federal, o que garante total segurança na emissão dos novos documentos. O lançamento acontece às 16h, na sede do Instituto de Identificação Pedro Mello, nos Barris, com a presença do Governador Jaques Wagner.

Digitalizado e baseado em biometria, através do SIIDA será possível identificar se o cidadão já possui um documento de identidade na Bahia ou em qualquer outro estado integrado ao mesmo banco de dados, não permitindo fraudes e garantindo segurança na produção das novas carteiras. Em virtude desta busca, os novos documentos emitidos serão entregues no prazo de cinco dias úteis, nos postos de atendimento, apenas para o requerente e mediante a autenticação digital.

Com investimento na ordem de US$ 11 milhões, com o novo sistema, a identidade terá além dos dados alfanuméricos (nome, filiação, naturalidade, entre outros), a impressão digital, a assinatura e a fotografia digitalizadas e armazenadas em um banco de dados de altíssimo desempenho.

Operação
A fotografia vai ser capturada pelos atendentes nos postos de identificação informatizados contemplados por estações de trabalho SIIDA-BA, isentando o cidadão de entregar as duas fotografias. As estações de trabalho são integradas a câmeras fotográficas e, por meio de aplicativos do sistema, capazes de detectar a posição dos olhos, calcular o tamanho ideal da fotografia e informar a distância adequada entre a pessoa e a própria máquina.

O SIIDA será implantado gradativamente em todos os postos do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), a partir do próximo dia 03. Os primeiros a receberem o novo sistema são os SAC Liberdade, Boca do Rio e Lauro de Freitas. Enquanto o SIIDA estiver em fase de implantação, haverá ainda emissão do modelo antigo das carteiras de identidade nos demais postos.
Posta por Jorge Magalhães

Nenhum comentário: