quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Presos utilizam dinamite para fugir de presídio

Cerca de 30 presos fugiram na manhã desta quarta-feira, 2, do Presídio Regional Nilton Gonçalves, em Vitória da Conquista. A ação aconteceu quando internos da ala masculina utilizaram um buraco nos fundos da unidade que teria sido aberto com a explosão de dinamite.

Até o momento, dois homens foram recapturados pela Polícia Militar. Os demais são procurados nas imediações do presídio, localizado no Bairro Conveima, periferia da cidade. Imóveis abandonados ou em construção, matagais e depósitos desativados, além do fácil acesso a rodovias servem como obstáculos nas buscas.

Segundo testemunhas, após uma forte explosão houve correria de presos passando pelo buraco de aproximadamente 40 centímetros de diâmetro, a poucos metros de uma guarita. Os policiais dispararam em direção aos fugitivos, mas não se tem notícia de feridos.

Excedente
O presídio possui capacidade para 187 internos, mas abriga 274 detentos, sendo 247 do sexo masculino e 27 do feminino. Em suas imediações, policiais armados com metralhadoras, pistolas e revólveres dão cobertura aos colegas que fazem a revista na área interna. A maioria dos comerciantes vizinhos ao local fechou as portas dos estabelecimentos.

Diversas equipes de policiais militares e civis, além de forças especiais, como a Companhia de Ações Especiais e Gerais (Caesg) e o Grupo de Apoio Tático (GAT), vasculham a região, que tem como pontos de referência a estação rodoviária, shopping e a BR 116 (Rio-Bahia).

Nenhum comentário: