quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Secretaria de Prevenção à Violência Encaminha diagnóstico para Pronasci


A Secretaria de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos encaminhou um diagnóstico com os índices de vulnerabilidade juvenil e uma solicitação formal da inclusão do município no Programa Nacional de Segurança Pública e Cidadania (Pronasci) do Governo Federal para o Ministério da Justiça, na terça-feira (22).

Após a entrega do documento, o município de Feira de Santana será contemplado com o Pronasci. A assinatura do programa será realizada no dia 15 de janeiro de 2010. “O diagnóstico traz informações e instrumento de avaliação para decisão. Tenho certeza que a condição de enfrentamento a violência de Feira de Santana vai melhorar muito”, considera o secretário de Prevenção à Violência, Mizael Freitas de Santana.

Algumas das informações contidas no diagnóstico são as seguintes: características gerais do município, aspectos econômicos e sociais, nível de educação, saúde, iluminação e transporte do município. Nível de trabalho, renda, criminalidade e qualidade de vida. Também estão inclusas vulnerabilidades urbana, juvenil e violência no trânsito.

O Pronasci contempla 94 ações que se estendem dentro do processo sócio-educativo, de formação e capacitação das instituições que estão constituídas para o enfrentamento a violência e a capacitação na base local das lideranças comunitárias.

O programa prevê a instalação de três grandes projetos. Um deles é o “Território da Paz” nos bairros ou distritos onde o índice de violência é alto. Já o “Mulheres da Paz” envolve as mães, que serão dotadas de capacitação e de uma bolsa que pode ajudá-las na base familiar.

Outro projeto é o “Protejo”, que pretende retirar os jovens do território de vulnerabilidade e cooptação do tráfico de drogas e criminalidade, e trazê-los para um território da paz.

O município foi incluso no programa federal no dia 8 de dezembro, após reunião do prefeito Tarcízio Pimenta com o ministro da Justiça, Tarso Genro. O prefeito viajou para Brasília acompanhado do secretário de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos e do presidente da Associação da Guarda Municipal, Marcos Vinícius Alves.

Um comentário:

Unknown disse...

ESTOU ADORANDO O DESENVOLVIMENTO DA BRIOSA GUARDA MUNICIPAL DO MEU MUNICIPIO,TAMBEM PUDERA COM UMA PESSOA COMPETENTE À FRENTE ,SÓ PODE DÁ NISSO.PARABÉNS!!!