domingo, 31 de janeiro de 2010

Depois de oito horas acaba a rebelião no Complexo Policial de Feira


Depois de oito horas de tensão, em Feira de Santana, Policiais Civis do Centro de Operações Especiais (COE) conseguiram por fim às 23 horas deste sábado (30/01), ao amotinamento de presos no Complexo Policial Investigador Bandeira.

Cerca de 20 homens do COE, com cães treinados, bombas de efeito moral e armas não letais invadiram a sessão três do complexo policial conseguindo libertar quatro presos que estavam sendo mantidos reféns pelos amotinados.

De acordo com o delegado Jardel Peres, que liderou a ação a invasão foi necessária devido ao risco que os reféns estavam correndo. “Depois de varias horas de negociações com os presos fomos obrigados a invadir o local, pois os reféns corriam risco de vida,” observou o delegado. Durante a ação um dos policiais saiu ferido.
Três dos quatro reféns foram encaminhados ao Hospital Geral Cleriston Andrade (HGCA) para serem hospitalizados. Um dos reféns apresentava queimaduras no braço esquerdo, o segundo um profundo corte no braço esquerdo e o terceiro varias escoriações pelo corpo e um profundo corte na cabeça. Todos os ferimentos foram provocados pelos rebelados que ameaçavam a queimá-los vivos. “Depois de muita tensão conseguimos por fim ao motim, agora é colocar a casa em ordem e vê o que a justiça vai fazer com os 146 presos que estão aqui. Os presos destruíram seis celas onde se encontravam cerca de 70 pessoas,” encerrou Fabio Lordello coordenador regional de policia.

O MOTIM

O Motim começou por volta das 14 horas deste sábado (30/01). Segundo familiares dos presos tudo aconteceu devido à superlotação da unidade e pela suspensão das visitas de familiares, desde a última quinta-feira (28/01), em decorrência de uma manifestação do Sindicato dos Policiais Civis da Bahia. A unidade conta com 146 detentos.

Quatro dos detentos estavam sendo mantidos como reféns enrolados em colchões e os amotinados ameaçam incendiá-los a qualquer momento. Outros dois detentos foram resgatados bastante feridos e encaminhados ao HGCA e em seguida encaminhados para A 2ª Delegacia.

A policia Militar foi acionada e cerca de 20 homens do Pelotão Tático Móvel e do Moto Centro deram apoio para que não acontecem fugas no local. O Corpo de Bombeiros também foi aciona para apagar um inicio de incêndio. Um helicóptero da PM também já se encontra sobrevoando a área do Complexo Policial. A preocupação é evitar uma fuga em massa na unidade.

2 comentários:

Guilherme teixeira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Guilherme teixeira disse...

Parabens polica, otimo trabalho.