segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Traficante Cláudio Campanha presta depoimento em Salvador

O traficante Cláudio Campanha, preso em 2008, no Ceará, retornou a Salvador nesta segunda-feira (11) para acompanhar uma audiência realizada na 2ª Vara de Tóxicos de Salvador, em um anexo do Fórum Ruy Barbosa, no Campo da Pólvora, em Salvador. Durante a sessão, diversas testemunhas de acusação prestaram depoimento acerca dos crimes cometidos por Campanha, acusado de ser o líder de uma das principais quadrilhas de tráfico de drogas do estado.

Campanha atualmente está preso na penitenciária de segurança máxima de Campo Grande, no Mato Grosso. Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP) o traficante saiu do fórum por volta das 13h30 e foi encaminhado para uma cela especial da Penitenciária de Salvador.

A expectativa é de que o traficante seja conduzido de vota à penitenciária de Campo Grande ainda nesta segunda-feira ou na madrugada de terça-feira (12).

Uma outra audiência deve ocorrer no mês de março.

Campanha

Carlos Eduardo Campanha da Silva, o “Malhado”, já foi considerado um dos maiores traficantes do nordeste brasileiro e o criminoso mais procurado pelas autoridades policiais da Bahia.

Campanha foi preso em novembro de 2008 pelo delegado Jardel Perez, escondido em um sítio que havia comprado no distrito de Dourados, no Município de Horizonte, Região Metropolitana de Fortaleza, Ceará.

Na época, a polícia baiana considerou a prisão do criminoso como o “mais duro golpe ao tráfico na Bahia”. Cláudio Campanha também é acusado de ordenar a morte de dezenas de pessoas em Salvador e Região Metropolitana (RMS).

O traficante foi transferido para o Mato Grosso no início de setembro de 2009. Há suspeitas de que Campanha integre a facção criminosa conhecida como Comissão da Paz, apontada como o principal braço do tráfico de drogas nas cadeias baianas.

Nenhum comentário: