quinta-feira, 4 de março de 2010

Secretário municipal e policiais são alvo de novas denúncias

Acusados de promover uma verdadeira “queima de arquivos” para tentar apagar as provas referentes às mortes dos sindicalistas Álvaro Henrique Santos e Elisney Pereira Santos, em Porto Seguro, o secretário de Governo e Comunicação Edésio Lima Dantas, os policiais militares Sandoval dos Santos, Geraldo de Almeida e Joilson Barbosa, os traficantes Marcelo Fonseca (vulgo 'Marcelo Caolho') e João D'Ajuda Cardoso Filho (vulgo 'Joãozinho') e o gari Antônio Andrade dos Santos Júnior (vulgo 'Júnior') são alvo de uma nova denúncia oferecida ontem, dia 3, pelo Ministério Público estadual.

Agora, os denunciados respondem pela execução do traficante Antônio Marcos Carvalho, vulgo 'Pequeno', e do “pistoleiro” Rodrigo Santos Ramos (vulgo 'Terceiro'), que teriam envolvimento direto com a morte dos professores. A denúncia foi oferecida pelos promotores de Justiça Dioneles Santana Filho e Darrielle Fernandes Aleixo, que também pediram a prisão preventiva dos acusados.

De acordo com a denúncia, os policiais Sandoval e Joilson, juntamente com o motorista do secretário (o traficante 'Pequeno'), contrataram a mando de Edésio três comparsas – Rodrigo 'Terceiro', 'Júnior' e Danilo Leite – para assassinar o sindicalista Álvaro, em represália às constantes denúncias formuladas por ele contra o prefeito Gilberto Abade e o secretário Edésio Dantas. Em 17 de setembro de 2009, em uma emboscada, os sindicalistas Álvaro e Elisney foram assassinados. Para manter a impunidade do crime, denunciam os promotores de Justiça, ocorreu na cidade uma série de assassinatos.

Segundo eles, o secretário Edésio e os policiais Sandoval, Joilson e Geraldo contrataram os serviços de 'Marcelo Caolho', Rodrigo 'Terceiro', 'Júnior' e 'Joãozinho' para executar o traficante 'Pequeno', que foi morto na noite de 6 de dezembro, em um bar de Porto Seguro, por Rodrigo 'Terceiro', que fugiu do local com a ajuda de 'Júnior'.

Dias após, em 11 de dezembro, os policiais Sandoval e Joilson assassinaram Rodrigo 'Terceiro' em uma praça da cidade, após a vítima ter sido atraída para o local por 'Marcelo Caolho' e 'Joãozinho', que encontram-se custodiados no Complexo Policial de Eunápolis desde 28 de janeiro último, por força de prisão cautelar, para a segurança deles.

Testemunha do processo, o traficante Itamar Pereira dos Santos também foi morto após ser alvejado por 12 tiros, por ter conhecimento das ações criminosas e porque delatou os criminosos. Os policiais militares Sandoval, Joilson e Geraldo se entregaram na última segunda-feira, dia 2, no quartel do 8º BPM e os demais denunciados encontram-se foragidos.

ASCOM/MP

Nenhum comentário: