quarta-feira, 7 de abril de 2010

Estações de Transbordo vão contar com central de monitoramento

Com o objetivo de proporcionar uma maior segurança aos passageiros e também aos ônibus do transporte coletivo urbano, que têm sido alvos de assaltos constantes, as empresas Princesinha e 18 de Setembro, que operam o Sistema Integrado de Transporte (SIT), estão construindo uma central de monitoramento no Terminal Central, de onde vai acompanhar a movimentação diuturnamente dos três transbordos (o próprio Central, Tomba e Cidade Nova), além da frota de veículos, através de câmeras e GPS (Global Positioning System).

De acordo com o gerente-geral da empresa Princesinha, Aluízio Abadde, estão sendo instaladas 18 câmeras de segurança nos terminais, sendo 12 no Central e seis na Cidade Nova e Tomba, cada. A movimentação nos transbordos será acompanhada através de um monitor de 50 polegadas. Em caso de algo suspeito, a Polícia Militar, responsável pelo policiamento ostensivo, será imediatamente comunicada sobre o ocorrido.

Aluízio Abadde informa também que toda a frota de ônibus coletivo urbano de Feira de Santana - um total de 200 carros - será monitorada por meio de câmeras de segurança e GPS. Cada veículo terá três câmeras, instaladas em locais estratégicos no interior do carro. A metade da frota já dispõe do sistema de segurança.

Já o GPS, sistema de posicionamento global, na tradução do inglês, foi implantado até agora em 50 ônibus. “Estamos aguardando o sinal de satélite para começar a operar o sistema”, observou o gerente da Princesinha, ressaltando a importância do novo serviço, visando garantir maior segurança ao transporte coletivo urbano de Feira de Santana.

Segundo Aluízio Abadde, o monitoramento inicial feito através de câmeras de segurança já proporcionou à Polícia desarticular quatro quadrilhas especializadas em assaltos a ônibus que atuavam na cidade, causando sérios prejuízos às empresas, além de expor ao perigo os funcionários e passageiros. “Os integrantes das gangues foram identificados através das imagens das câmeras, facilitando o trabalho policial, visando tirá-los de circulação”, disse Abadde ao considerar “bastante positivo” o serviço de monitoramento.

“Como permissionárias, as empresas têm o direito de melhorar o transporte público, garantindo inclusive instrumentos de segurança para o próprio sistema”, declarou o prefeito Tarcízio Pimenta ao comentar sobre a importância do investimento no setor.

Nenhum comentário: