quinta-feira, 22 de abril de 2010

Líder do tráfico no Calabar é preso na Micareta

Ao realizar uma abordagem de rotina entre os foliões que brincavam na Micareta de Feira de Santana no domingo (18), último dia da festa, equipes do grupo Força e Reação da Polícia Civil, comandados pelo Delegado Marcelo Marques Novo, verificaram a identidade de Averaldo Ferreira da Silva Filho, o “Averaldinho”, um dos líderes do tráfico de drogas no bairro do Calabar.

A identidade do traficante foi feita através do smart phone confirmando que contra ele havia um mandado de prisão expedido pela 1ª Vara de Tóxicos de Salvador, em decorrência de uma representação da 14ª Delegacia de Polícia da capital, localizada no bairro da Barra. "Averaldinho" tem ligação com o também traficante Genilson Lino da Silva, o “Perna”, que está no Presídio Federal de Catanduvas, unidade de segurança máxima instalada no Paraná.

Segundo informou hoje (20), o coordenador da 1ª Coordenadoria Regional de Polícia, delegado Fábio Lordello, o preso é considerado de alta periculosidade, sendo um dos traficantes mais procurados pela polícia baiana. Ele foi transferido do Complexo Policial de Feira de Santana para Salvador.

14ª DP e Denarc

Na capital, "Averaldinho" foi ouvido na 14ª DP onde existem contra ela a imputação de diversos homicídios ocorridos no Calabar. Para o delegado Nilton Tormes, titular daquela unidade, "ele mandou executar rivais para se manter como a principal liderança do tráfico naquele bairro, além de ameaçar moradores do local.".

Posteriormente, ao ser apresentado ao Departamento de Narcóticos, "Averaldinho" foi novamente autuado, dessa vez por conta de mandado de prisão expedido pela 2ª Vara de Tóxicos, em razão de haver sido condenado a nove anos de reclusão em regime fechado.

Para o diretor do Denarc, delegado Cleandro Pimenta, "Averaldinho" liderava o tráfico de drogas no Calabar utilizando-se principalmente da violência para tentar conseguir o controlo único do comércio de drogas, estendendo suas ações até o Alto das Pombas., onde rivaliza com o traficante Léo Floquet.

O diretor do Denarc considera essa prisão importante, pois além de retirar de circulação uma liderança do tráfico, "demonstra uma atuação em conjunto e eficiente entre os diversos órgãos da Polícia Civil, pois delegacias do interior e da capital agiram com eficiência na prisão e formalização de procedimentos para a manutenção do traficante por mais tempo", concluiu Pimenta.

Smart Phone

O equipamento utilizado pelos policiais para verificar a identidade e a situação legal de "Averaldinho" havia sido utilizado, anteriormente, durante o policiamento do carnaval de Salvador. A Secretaria da Segurança dispõe, hoje, de 70 aparelhos smart phone e segundo o superintendente de tecnologia, Egberto Lemos, o aparelho faz pesquisa em banco de dados via web.
Operando de forma móvel, ele acessa o cadastro do Infoseg, o portal da SSP, cadastro de veículos e de condutores. Segundo Lemos, "o policial de serviço precisa de informação criminal rápida e a qualquer momento, onde quer que se encontre e o smart phone supre essa necessidade".

Chacina

Em junho de 2008, “Averaldinho” comandou um ataque a uma quadrilha rival, no Alto das Pombas, motivado pela disputa de pontos de venda de drogas, que resultou em quatro mortes e duas pessoas feridas. Pelo menos 30 homens armados de submetralhadoras, escopetas e pistolas chegaram ao bairro em oito veículos e duas motocicletas, executando integrantes do bando rival, remanescente do grupo de Eberson Souza Santos, o “Pity”, morto em confronto com a polícia em 2007.

Nenhum comentário: