quarta-feira, 5 de maio de 2010

Grupamento Aéreo da PM ganha nova helicóptero

Modelo Esquilo AS350, prefixo PR-HPM, equipado com sistema VMD (equipamentos e leitura do painel todo digitalizado), câmera, farol de busca, além da capacidade de conduzir seis policiais durante operações. São essas as características do novo helicóptero entregue pelo governador Jaques Wagner, juntamente com o secretário da Segurança Pública, César Nunes, ao Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer), na manhã de hoje (5). O evento foi realizado no hangar da unidade, localizado no Aeroporto Internacional de Salvador.

O novo helicóptero soma-se às outras duas aeronaves e a mais dois aviões que compõem a frota do Graer, ampliando a sua capacidade operacional. Os equipamentos são utilizados no policiamento ostensivo, patrulhamento, repressão ao crime organizado, salvamento, resgates, ações de combates a incêndios florestais, ação de repressão a crimes ambientais, dentre outras ações.

“Para nós é um orgulho saber que estamos entre os melhores e mais bem equipados grupamentos aéreos do nosso país”, declarou o governador Jaques Wagner. Ele ressaltou a parceria com o Governo Federal, que através do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), disponibilizou uma parte do recurso para compra do moderno helicóptero. “Fazemos segurança com planejamento e estabelecendo metas. Dessa maneira ofereceremos a segurança pública que a população tanto almeja”, finalizou Wagner.

Modernização

O helicóptero, modelo Esquilo AS350, que reforça o Grupamento Aéreo da PM, representa atualmente mais de 40% dos helicópteros monoturbina em operação no mercado policial no mundo. São empregados pelas polícias de países como os Estados Unidos da América, França e Inglaterra. No Brasil já são utilizados pelos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, além da Força Nacional de Segurança Pública.

“Estamos concluindo mais uma etapa do nosso Plano Estadual de Segurança Pública, que tem como uma das suas prioridades a modernização das polícias”, comemorou o secretário da Segurança Pública, César Nunes. Acrescentou que o reaparelhamento e ampliação da frota estão associados também ao aumento do efetivo e à capacitação dos policiais.

Substituindo o secretário Nacional de Segurança Pública, Ricardo Balestreri, ausente por incompatibilidade de horário, Alexandre Augusto Aragon, parabenizou o grupamento aéreo militar da Bahia e também o classificou como uma referência no país. Disse ainda que a entrega representava a concretização de um planejamento já traçado pelo Governo Federal.

Nenhum comentário: