domingo, 11 de julho de 2010

Dupla alugava armas para assaltantes

Fornecedores de armas e munição para a prática de assaltos em Salvador, sobretudo na modalidade saidinha bancária, Caio César de Castro Carvalho, 20, e o paulista Tiago Neri dos Santos, 19, foram presos em flagrante na madrugada de sábado (09/07), no bairro do Calafate, na capital baiana.

Sob uma cama de casal, eles escondiam uma submetralhadora de fabricação italiana, um revólver calibre 38, uma espingarda, farta munição de calibres variados, mais de meio quilo de pasta-base de cocaína, 15 quilos de maconha e 100 pedras de crack.

Investigadores da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR) surpreenderam Caio e Tiago num barraco, por volta de 4 horas da manhã, enquanto dormiam na mesma cama. A dupla vinha sendo investigada há cerca de um mês, segundo informou o delegado Antônio Cláudio Pereira Oliveira, titular da DRFR. Eles já estiveram presos no Complexo Policial da Baixa do Fiscal por assalto.

Arsenal

Na casa ocupada pela dupla, os policiais descobriram num dos cômodos, uma passagem subterrânea coberta com madeira, que servia como ponto de fuga. Setenta e quatro cartuchos de pistola 9mm, 65 de fuzil 7,62, e uma quantidade não determinada de cartuchos para pistolas 45, .40 e espingardas de calibre 12 estavam no barraco, bem como 19 tubos de ensaio contendo cocaína, dois mil tubos de ensaio vazios, diversos papelotes de cocaína e de maconha, oito balanças de precisão, seis celulares, dois coletes balísticos e uma máscara tipo brucutu.

Encaminhados para a DRFR, na Baixa do Fiscal, Caio e Tiago foram autuados em flagrante por posse ilegal de arma e munição de uso restrito, tráfico de drogas e associação ao tráfico, pelo delegado Antônio Cláudio Pereira Oliveira. Quarenta e cinco policiais daquela unidade especializada e do GERRC foram mobilizados para a operação no Calafate.

O delegado geral da Polícia Civil, Joselito Bispo da Silva, e a diretora do Departamento de Crimes Contra o Patrimônio, delegada Carmen Dolores Bitencourt, apresentaram Caio e Tiago à imprensa, às 15 horas de hoje, no auditório da instituição, na Praça da Piedade. Joselito Bispo ressaltou a eficiência da operação policial, que desarticulou um perigoso esquema de fornecimento de armas para assaltos.

Saidinhas bancárias

A polícia apurou que a arma utilizada por assaltantes numa tentativa de saidinha bancária, ocorrida esta semana na Avenida San Martin, fora alugada aos bandidos por Caio César e Tiago Neri. Ao atacarem dois policiais militares que tinham feito um saque numa agência na região da Calçada, Sérgio Cardoso da Silva Gonçalves e um comparsa foram surpreendidos pela reação dos PMs. Houve troca de tiros e Sérgio acabou ferido, vindo a falecer no 8º Centro de Saúde, em São Caetano. Seu cúmplice conseguiu fugir.

“Motoboys eram contratados por Caio e Tiago para fazerem a entrega das armas e munições a assaltantes”, informou o titular da DRFR, que vai investigar a participação de motociclistas no esquema. Além de lucrar com o aluguel do material bélico, a dupla ficava com parte do dinheiro subtraído pelos assaltantes durante as saidinhas bancárias. Líderes do esquema, Caio e Tiago também traficavam drogas para financiar a compra de armamento e munição a serem alugados.

“Na primeira quinzena de junho, 22 assaltantes que atuam em saidinhas bancárias foram encaminhados para a carceragem da DRFR”, informou o delegado, enfatizando que a polícia tem trabalhado incessantemente no combate a esse tipo de delito e outros crimes.

Nenhum comentário: