quinta-feira, 8 de julho de 2010

Polícia Civil e Militar intensificam combate à "saidinha bancária"

Vinte e dois assaltantes envolvidos em "saidinhas bancárias" foram presos por investigadores da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR) na primeira quinzena de junho, segundo informou, nesta quarta-feira (7), o delegado titular Antônio Cláudio Pereira Oliveira.

“A DRFR registra entre duas e três ocorrências semanais deste tipo de roubo qualificado” afirmou o delegado, cuja equipe tem reforçado o combate a essa modalidade de crime, sobretudo nas áreas de maior concentração de agências bancárias.

Além de intensificar as investigações, a delegacia tem feito campanas em pontos de maior ocorrência de assaltos a clientes que fazem saques em instituições financeiras, locais aonde a Polícia Militar também vem realizando um trabalho ostensivo.

De acordo com o delegado, as "saidinhas bancárias" acontecem principalmente nos 10 primeiros dias de cada mês, quando os correntistas buscam sacar salários, aposentadorias, pensões e efetuar pagamentos. Mulheres e idosos são as principais vítimas.

Os assaltantes que praticam "saidinha bancária" não atuam sozinhos. Geralmente agem em dupla na boca do caixa e nas áreas de autoatendimento, comportando-se como se fossem clientes. Usando aparelhos celulares, eles informam aos comparsas, posicionados fora das agências, características da vítima que deverá ser abordada na rua. Muitas vezes, esses assaltantes utilizam motocicletas.

Prevenção

O delegado orienta os usuários de serviços bancários a preferir sacar dinheiro nas agências instaladas em shoppings centers, onde o acesso dos assaltantes é dificultado e a realizar transações financeiras on line. Além disso, recomenda aos clientes que costumam fazer saques volumosos a evitar transitar a pé ao sair dos bancos, optando por deixar as agências em veículos particulares ou táxis.

Ele sugere também que os seguranças das instituições financeiras sejam orientados a verificar a presença de pessoas suspeitas nos estabelecimentos, sobretudo aquelas que permanecem por muito tempo no local, apenas observando a movimentação de clientes. A polícia pode ser acionada pelo Disque Denúncia da Secretaria da Segurança Pública (3235-0000) e da Stelecom (190).

PM

A Polícia Militar da Bahia desencadeou, nesta quarta-feira (7), uma operação de prevenção e repressão ao crime de “saidinha bancária”. Equipes fixas e móveis de policiais atuam nos principais pontos de concentração de agências bancárias em Salvador, notadamente nas Avenidas Tancredo Neves e Antonio Carlos Magalhães.

O comando-geral da PM criou uma comissão permanente, composta pelos comandos de área, a exemplo do Comando de Operações Policiais, as coordenadorias regionais de policiamento, o Esquadrão Águia e o Garra. O objetivo é diagnosticar o quadro de assaltos, propor ações e monitorar os locais de atuação dos criminosos.

Nenhum comentário: