segunda-feira, 12 de julho de 2010

Polícia executa Plano de Proteção ao Cidadão na Princesa do Sertão

Neste domingo (11), terceiro dia de execução do Plano de Proteção ao Cidadão, lançado na última sexta-feira (9), o Comando Regional Leste, de Feira de Santana, deu continuidade às ações previstas na iniciativa. Foram realizadas abordagens a ônibus, motocicletas e em bairros da periferia do município.

Em uma das ações, no bairro Bom Viver, foi encontrada uma pequena porção de maconha. “No nosso primeiro ponto de abordagem, encontramos uma pequena quantidade de maconha de propriedade ignorada. Provavelmente, de algum usuário que tenha percebido nossa chegada e abandonou o entorpecente”, explicou o tenente Carlos Sérgio Sardinha, coordenador da operação em Feira de Santana.

Sardinha também disse que, pelo fato da maioria dos crimes serem realizados por pessoas utilizando motocicletas, há um esforço ainda mais amplo para fiscalizar esse tipo de veículo. “As duplas de assaltantes, de traficantes preferem esse tipo de locomoção”. Conforme relatório do Comando de Policiamento da Regional Leste, de sábado (10/07) para domingo (11/07), foram abordadas 1021 pessoas.
Feira de Santana está localizada no maior entroncamento rodoviário do Nordeste brasileiro. Conforme o comandante da Regional Leste, coronel Gondim, são aproximadamente 600 mil moradores e cerca de 350 mil pessoas que compõem a população flutuante. “Feira possui oito distritos, 88 bairros e 44 sub-bairros. São mais de 130 acessos ao município. Fator que exige uma concentração maior dos esforços”, informou. Entre as dezenas de bairros que tiveram a ação policial neste domingo estão a Favela do Horto, Jussara e Baraúnas.
Em uma das incursões no bairro Vietnã, um traficante foi preso em flagrante e encaminhado à 1ª Delegacia de Polícia. Com ele foram encontrados aproximadamente meio quilo de cocaína, 12 trouxinhas de crack, além de um revólver calibre 38, com seis cartuchos. O supervisor da operação em Feira de Santana, capitão Márcio Mazza, informou que nove guarnições estão atuando diretamente na ação, sem contar as equipes ordinárias. “Nossa expectativa é abordar os pontos críticos, onde são registrados os maiores índices de homicídios e tráfico de drogas, fiscalizando os veículos e apreendendo os que estiverem irregulares para serem encaminhados aos órgãos competentes”.
De acordo com capitão, na sexta-feira (9), foram apreendidas em Serra Preta, no distrito de Bravo, oito motocicletas adulteradas e vários motores. “Também fizemos uma grande apreensão de drogas. A maioria dos crimes ocorrem em função do tráfico. Essa é uma realidade nacional”, observou Mazza.

“Esperamos registrar melhorias na segurança pública com o Plano de Proteção ao Cidadão. Com as viaturas e tropas especializadas ficamos otimistas. Na sexta-feira (9), já observamos uma redução no número de mortes e fizemos prisões importantes de assaltantes. A tropa de Feira de Santana é boa de terreno, como costumamos dizer”, elogiou Gondim.

Uma blitz foi montada em um dos locais mais movimentados de Feira de Santana, na Avenida Getúlio Vargas. Toda a movimentação chamou a atenção de quem passava pelo local, entre eles, o empresário Fernando Ribeiro que afirmou não se importar com as abordagens. “Eu acho positivo. A gente está sempre de casa para o trabalho e precisa se sentir protegido. Quem não deve, não teme”, frisou.

Nenhum comentário: