terça-feira, 24 de agosto de 2010

“Bruno do Pega” é condenado há mais de oito anos por tráfico de mulheres

O empresário do setor de automóvel de Feira de Santana, Bruno Silva de Santana, conhecido como “Bruno do Pega”, preso há um ano e nove meses, no Conjunto Penal de Feira de Santana, por tráfico internacional de mulheres, foi condenado a 8 anos, 10 meses e 15 dias de reclusão pelo crime.

A pena será cumprida em regime inicialmente fechado, sem direito de recorrer para processo em liberdade. Também foi condenada, pelo mesmo crime, Rogéria Matos de Santana, a quem foi acrescida mais um mês na pena: 8 anos, 11 meses e 15 dias.

O Acorda Cidade obteve essa informação na manhã desta terça-feira (24) durante entrevista exclusiva com Marco Aurélio Gomes, advogado de Bruno do Pega, que informou que vai ingressar amanhã (25) com um recurso de apelação, para que a decisão judicial seja reformulada, uma vez que não concorda com a imputação do crime de formação de quadrilha, atribuído ao réu.

Segundo o advogado, Bruno já tem direito a detração, que é um instituto em que o tempo de pena já cumprido antes da sentença é abatido. Ele informou ainda que pode ingressar também com o instituto chamado execução provisória para garantir o direito de progressão de regime, passando de fechado para semiaberto e de semiaberto para o aberto, até alcançar o livramento condicional, já que Bruno não foi condenado definitivamente. “Ele ainda está exercitando o direito de recorrer”, explicou o advogado.

Além de Bruno e Rogéria Matos, esteve preso desde novembro de 2008, sob a acusação de envolvimento com o tráfico internacional de mulheres, Frank Oliveira Borges, o Frank Calderon, que foi liberado no dia 25 de maio de 2010, do Conjunto Penal de Feira de Santana e responde processo em liberdade.

Relembre o caso

A Operação Princesa do Sertão, desencadeada pela Polícia Federal e Ministério Público Federal, na época, teve o objetivo de desarticular esquema de tráfico internacional de pessoas, que culminou com na prisão de três pessoas em Feira de Santana e outras duas em Salvador no dia 25 de novembro de 2008.


Dentre os presos, estava o empresário do setor de automóveis de Feira de Santana conhecido por Bruno do Pega. Ele foi detido em sua residência, onde foram apreendidos três veículos, uma motocicleta, documentos e computadores.

Foram cumpridos 15 mandados de busca e apreensão e outros nove de prisão preventiva nos municípios de Feira de Santana, Salvador e Vitória (ES). As investigações começaram em fevereiro de 2008.

Duas quadrilhas foram desarticuladas. Os dois grupos enviavam mulheres para prostituição em clubes situados no balneário de Ibiza, na Espanha, e na cidade de Brescia, na Itália. De acordo com as estimativas, 32 mulheres foram enviadas para os países europeus. As passagens eram compradas com cartão de crédito clonado, segundo o MPF.

Nenhum comentário: