quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Câmara aprova projetos ampliando a segurança nos bancos e shoppings


A Câmara Municipal de Feira de Santana aprovou, na sessão desta quarta-feira (13/10), dois projetos de lei que criam medidas de segurança, em instituições financeiras, shoppings e galerias estabelecidos em Feira de Santana. Um dos projetos, de autoria do vereador José Sebastião, obriga os bancos a instalar bloqueadores de telefonia celular no interior das agências.

Ele disse que a medida complementa uma lei municipal, em vigor, que proíbe o uso de celulares pelos clientes, dentro das agências bancárias. “A lei já existente é importante, mas ela necessita dessa outra que estamos apresentando. A simples proibição não resolve. Já existe equipamento que bloqueia o uso do celular”, comentou. A matéria ainda deverá ser votada em segunda e última discussão, o que deverá ocorrer na sessão da próxima segunda-feira.

O outro projeto de lei aprovado dispõe sobre a instalação de detectores de metais em shoppings e galerias com mais de 20 lojas. O autor da proposta é o vereador David Neto. Ele ressaltou que lei semelhante já está em vigor em diversos municípios brasileiros, diante do estado de insegurança que se instala nas grandes cidades, com registro de ocorrências de violência nesses estabelecimentos onde existem grandes aglomerações. O projeto é polêmico e causou discussão no plenário. 

O vereador Marialvo Barreto, que votou contra, disse que não há, em outras cidades, esse tipo de exigência aos shoppings. Segundo ele, os shoppings não têm registros de disparos de arma de fogo. “São casos raríssimos no país e em Feira de Santana não é diferente”. Para ele, detector de metais é algo complicado e que causa constrangimentos. “Às vezes, as pessoas só faltam tirar a roupa, para mostrar que não carregam armamento algum. Os brown é que vão ter problema para retirar as correntes e os adereços que normalmente utilizam”.

“Que competência tem o vigilante de um shopping para enfrentar alguém que esteja entrando armado no local? Se o shopping constata um freqüentador armado, o que fará? O projeto não diz o que fazer”, argumentou o vereador Justiniano França, também contrário à proposta.  “Além disso, o histórico de violência nos shoppings não justifica essa medida”.
Justiniano observou ainda que locais como o estádio Jóia da Princesa, mesmo em grandes jogos, quando recebe público numeroso, não contam com a exigência de detector de metais. O vereador Carlos Alberto Costa Rocha disse que nos dias de grande movimento, será complicado fiscalizar.

O vereador Reinaldo Miranda, no entanto, defende a medida. Ele acredita que proporcionará maior segurança para os freqüentadores dos shoppings.

O autor do projeto, David Neto, salientou que, ao contrário do que informam alguns dos seus colegas, a obrigatoriedade do detector de metais existe nos shoppings de outras cidades e até mesmo em grandes redes de supermercados. A matéria deverá ser votada em segunda e última discussão na próxima segunda-feira.

Nenhum comentário: