domingo, 31 de outubro de 2010

TSE registra 232 prisões em todo o país até as 16h29 (de Brasília) deste domingo


Balanço divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e atualizado às 16h29 mostra que 232 pessoas foram presas em flagrante por crimes eleitorais em todo o país durante o segundo turno das eleições realizado neste domingo (31/10). Boca de urna, com 93 prisões, foi o delito que mais motivou detenções. Transporte ilegal de eleitores levou 19 pessoas para a cadeia. Ao todo, a Justiça Eleitoral já registrou 390 ocorrências. 

Já em relação ao funcionamento das urnas eletrônicas, o TSE informou que 1.452 máquinas – equivalente a 0,363% -- apresentaram problemas e tiveram de ser substituídas. Apenas em duas seções, em Sergipe e em São Paulo, a votação ocorreu no modelo antigo, com cédulas de papel. São Paulo, com 199 máquinas, foi o estado que mais registrou problemas nas urnas. Rio de Janeiro ficou em segundo, com 197 urnas substituídas e Minas Gerais, com 161, ficou em terceiro. 

Mais cedo, em entrevista coletiva em Brasília, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ricardo Lewandowski, afirmou neste domingo (31) que o segundo turno das eleição, encerrado em oito estados e no Distrito Federal às 17h de Brasília, foi “tranquilo” e “ordeiro”, sem registros de ocorrências graves, como mortes e pessoas feridas em conflitos.

“Estamos tendo eleições muito tranquilas. Os eleitores, de forma pacífica, ordeira, compareceram às urnas e não tivemos incidentes a registrar em relações aos eleitores. Não tivemos registros de mortes ou feridos ou desavença mais séria”, disse Lewandowski.

Os primeiros resultados da votação para presidente da República serão divulgados a partir das 19h, devido à diferença de horário entre as regiões brasileiras.

“Esta é a primeira entrevista coletiva deste início do final do segundo turno, porque como todos nós sabemos em razão do fuso horário das eleições não se encerraram no país. Temos diferença de duas horas. Os primeiros dados só serão divulgados a partir das 19h até para não influir nas eleições dos demais estados que não terminaram o pleito”, justificou o presidente do TSE.

O presidente do TSE comentou ainda algumas ocorrências pontuais nas eleições deste domingo. Entre eles, o furto de R$ 13 mil do cartório eleitoral no município de Goiana (PE). Segundo Lewandowski, a verba era destinada à alimentação dos mesários. “Os servidores se cotizaram e conseguiram repor R$ 10 mil, o que mostra a solidariedade”, disse.

Segundo o ministro Ricardo Lewandowski, ao todo 150 municípios tiveram reforço da Força Federal para garantir a segurança da votação no segundo turno. Entre eles, o estado da Paraíba que teve o reforço liberado na última sexta-feira (30), depois de deflagrada um greve de policiais civis.

BAHIA

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) informou que 35 pessoas foram presas por crime eleitoral na Bahia até as 14h30 deste domingo (31). Em todo o país, 77 pessoas foram presas.

Ao todo, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) registrou 149 ocorrências em todo o país, sendo 72 delas sem prisão.

Os números mostram que houve queda frete ao registrado no primeiro turno, quanto até esse mesmo horário, no dia 3 de outubro, haviam sido registradas 368 ocorrências com prisão.

Nenhum comentário: