sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Líder do tráfico na Bahia tinha conexão com a Bolívia


A Polícia Civil apresentou nesta quinta-feira (04/11) à imprensa o traficante Roberto dos Santos, o “Betão”, preso quarta-feira (3) por policiais da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR), em sua casa, no Bairro da Paz. Ligado a traficantes da Bolívia e líder do tráfico de drogas no bairro onde mora, “Betão” é apontado como o braço direito do traficante Genilson Lino da Silva, o “Perna”, capturado durante a Operação Big Bang, deflagrada em junho de 2008. “Perna”, desde dezembro daquele ano, está cumprindo pena na Penitenciária Federal de Catanduvas, no Paraná.

Um dos alvos da Operação Big Bang, “Betão” também mantém relacionamento com traficantes do Mato Grosso e possui laboratórios para refino de cocaína nos bairros da Paz, Pernambués, Itapuã, Nordeste de Amaralina, em Salvador, além da Ilha de Itaparica e outras cidades do interior. Segundo a polícia, o criminoso é envolvido em pelo menos três homicídios ocorridos na capital e vinha fornecendo armas para quadrilhas de assaltantes de bancos, de carros fortes e de empresas de segurança de valores.

A apresentação do traficante aconteceu às 17h, no auditório da Polícia Civil, em sua sede na Praça da Piedade, e contou com a presença da delegada geral adjunta Emília Blanco, da diretora do Departamento de Crimes Contra o Patrimônio (DCCP), delegada Carmem Dolores Bittencourt, e do delegado titular da DRFR, Antônio Cláudio Pereira Oliveira, que esteve à frente da ação policial no Bairro da Paz. A captura de “Betão” foi em cumprimento a um dos três mandados de prisão preventiva expedidos contra ele pela Justiça.

Seguranças


No momento da captura, “Betão” estava protegido por três comparsas, que faziam a segurança do imóvel, cujo padrão de construção destoava da maioria das casas existentes naquela rua do bairro da Paz. O espaço funcionava como fortaleza do tráfico e residência para a família dele. Na abordagem houve troca de tiros, mas os comparsas, diante do número de policiais reunidos para a operação, fugiram do local. “Betão” se entregou sem resistência e foi conduzido ao Complexo Policial da Baixa do Fiscal.

No interior do imóvel, os 12 investigadores da DRFR comandados pelo titular da DRFR, delegado Antônio Cláudio Pereira Oliveira, encontraram um túnel de acesso a uma casa mais modesta, localizada ao lado da fortaleza do tráfico. O túnel foi construído para ser utilizado como rota de fuga pelo traficante e os integrantes da quadrilha.

Criança


No local, os investigadores encontraram também uma criança, filho de “Betão”, aparentando cinco anos, que brincava no jardim da casa com um carrinho eletrônico dirigido por controle remoto, avaliado em mais de R$ 2 mil.

Nenhum comentário: