quarta-feira, 10 de novembro de 2010

PF realiza “Operação Carcará” no interior da Bahia


A Operação Carcará ocorreu, simultaneamente, em vinte municípios baianos, na manhã desta quarta-feira (10/11). Cerca de 450 pessoas, divididas em policiais federais, representantes do Ministério Público e técnicos da Controladoria Geral da União foram cumprir 82 mandados de busca e apreensão, 45 mandados de prisões temporárias e um de prisão preventiva. Eles foram fiscalizar prefeituras onde, segundo a PF, foram comprovadas irregularidades, como desvio de verbas, que chegam a sessenta milhões de reais.

Uma das bases da operação foi montada em Feira de Santana.  Um grupo de policiais federais deixou a cidade às quatro e meia da manhã e seguiu para o município de Itatim, a cento e quinze quilômetros de Feira de Santana. Os policiais se espalharam pela cidade. Uma equipe seguiu para a casa da prefeita Raimunda da Silva Santos. Outros seguiram para casa de servidores municipais e empresários.
 Toda a operação na Bahia começou após investigações feitas em uma distribuidora de alimentos instalada em Itatim. A empresa pertence ao empresário Edson dos Santos Cruz. De acordo com a Polícia Federal, ela fraudava licitações de vendas de merenda escolar para vários municípios da Bahia. As investigações também apontaram que o grupo fornecia medicamentos para as prefeituras e participava de licitações para obras públicas. 

Na prefeitura de Itatim, os policiais federais apreenderam documentos e computadores. Na casa do empresário, os policiais apreenderam além de documentos, dois carros. Além do empresário, a mulher e o filho também teriam sido presos e levados para Salvador.

A Polícia Federal informou que a prefeita da cidade, Raimunda da Silva Santos,e outros sete prefeitos foram presos. Em todo o estado 29 pessoas foram presas.

PRISÕES

Sete prefeitos estão envolvidos, sendo que os administradores de Aratuípe (Antônio Miranda Silva Júnior - PMDB, conhecido como Sinho), Cafarnaum (Ivanilton Oliveira Novaes - PSDB), Itatim (Raimunda da Silva Santos - PSDB, conhecida como Mundinha), Lençóis (Marcos Airton Alves Araújo - PR, conhecido como Marcão) e Elísio Medrado (Everaldo Caldas, PP) já estão presos. 

Apesar dos mandados de prisão, a PF ainda não confirmou as prisões dos prefeitos de Santa Terezinha (Agnaldo Andrade - PT do B) e Utinga (Joyuson Vieira Santos - PSDB). As prefeituras de Salvador e Feira de Santana não foram investigadas. A operação ainda está em andamento.

2 comentários:

Noé disse...

moro na pequena cidade de caculé estado da bahia, onde fui vereador aqui e conhecer dos problemas do povo carente. fiquei indgninado com o atual prefeito, josé luciano dos santos reibeiro, que, no ano de 2005, teve uma conta desprovada pelo o tribunal de contas dos municipios da bahaia, nodesvio de denheiro cujo valor cinco milhões e oitocentos mil reais, num municipio de apenas 26 mil habitantes aproximadaamente. por isso isso venho por esse meio, denunciar a gloriosa policia federal pela operaação carcará, ea ao mesmo tempo pedir que se faça investigaação na dita conta desaprovada que se encontra dormindo no tribunal de contas dos municipios da bahaia.
entro google e digito prefeito fichas sujas da bahia. vem asseguir José luciano dos santos ribeiro. o famoso rato abraco.
assumo todas responsabaialidades civil e criminal por esata nota, e espero contar com a verdadeira aação da policia ja que este problema estaá ficando bem idoso.
Ass. noé marques Pereira.
CPF:70504717804.
Rua presidente vargas, 164 centro.
CEP:300000
Caculé Bahia.
tel. fixo e residencia{77}34552557
tel móvel:{77}81024465
espero contar com a grande limpeza na bahia.

Unknown disse...

PF PARABENS,POR FAVOR PESSO PELO TRABALHO SOCIAL QUE O SEU PROGRAMA FAZ AO BRASIL, VENHA SOCORRER UAUA NO ESTADO DA BAHIA. O PREFEITO TEM A MAORIA DOS VEREADORES E A IMPUNIDADE CORRE SOLTA SO REJEICAO DE CONTAS DO MUNICIO JA FORAM 3 2006,2008 E 2009, POIS OS VEREADORES SEMPRE RECONSIDERAM. E UM DESVIO DE MAIS DE 2 MILHOES DE REAIS DE UM MUNICIPIO POBRE, TEM REPRESENTACAO POR LICITACAO FRAUDULENTA NA CGU,DESVIO DOS CONVENIOS FEDERAIS, TEM MAIS 50 REPRESENTACAES ARQUIVADAS NO MINISTERI PUBLICO DO ESTADO, FALTA TRANPORTE ESCOLAR MAIS DE UM MES COMPROMETENDO O ANO ESCOLAR DE 3 MIL ESTUDANTES DA ZONA RURAL, O PREFEITO PAGA SALARIO DE 100,00 REAIS A SERVIDORES E ASSINAM CONTRACHEQUES DE UM SALARIO, MINIMO. HOSPITAL NAO FUNCIONA, DERRUBOU UM PREDIO ESCOLAR ESTADUAL E SAQUEOU, DERRUBOU E SAQUEOU O MATADOURO MUNICIPAL,ESTAO MATANDO ANIMAIS NAS ROCAS SEM NENHUM CUIDADO, JOGA O LICHO HOSPITAL NA RUA, O LIXO URBANO A MENOS DE UM KM DA CIDADE A CEU ABERTO, OS PSFs NAO FUNCIONAM, OS PIPAS POE AGUA CONTMINADAS. A PREFEITURA TEM 3 IRMAOS QUE SAO SECRETARIOS MUNICIPAIS E MAIS DE 25 SERVIDORES SAO PARENTESES DE 1º E 2º GRAU. SOCORRO PELO AMOR DE DEUS NA SEGUNDA FEIRA 29/11/2010 FAREMOS MANIFESTACAO POPULAR