sábado, 27 de novembro de 2010

Quadrilha é desarticulada durante a Operação Vértice


Policiais da 23ª Coordenadoria Regional de Polícia/Eunápolis deflagraram ontem (25), no extremo sul baiano, a última etapa da “Operação Vértice”, destinada a desarticular a organização criminosa comandada pelo traficante Gerry Adriani de Jesus Rocha, que está custodiado no Conjunto Penal de Teixeira de Freitas. Quatro mandados judiciais de prisão foram cumpridos pela polícia, que no desdobramento das diligências capturou outras quatro pessoas em Porto Seguro e municípios da região.

Tiveram as prisões preventivas decretadas o presidiário Gerry Adriane, Darles Rocha da Silva, “Darlen” ou “Jão”, Edmarie Rocha Cruz, o “Edmare”; e Érica Alves de Souza. Realizada com apoio da Polícia Militar, a operação resultou ainda nas prisões de Jeferson Canguçu Santos, 19, Israel Dias Gonçalves, 27, Michael Antônio da Silva, 18, e Joadson Pacheco Brito, envolvidos em assassinatos e tráfico de drogas.

Investigações indicam que Gerry Adriani Rocha, embora recolhido no Conjunto Penal de Teixeira de Freitas, mantinha contatos com fornecedores de drogas e armas na cidade de São Paulo. Os pagamentos eram feitos através de depósitos bancários. O criminoso ocultava a origem e a movimentação financeira de valores provenientes do tráfico com a utilização de depósitos em contas bancárias de “laranjas”.

Anotações

Nos depósitos rastreados com ordem judicial foi identificado um montante de aproximadamente R$ 80 mil, enviado aos traficantes do estado de São Paulo. Os mandados expedidos pela Justiça incluem prisões a serem feitas também no estado de São Paulo. Diante da persistência de Gerry Adriani em permanecer no crime, a Justiça determinou o cumprimento provisório da pena no Regime Disciplinar Diferenciado (RDD), para evitar que ele continue a comandar organizações criminosas de dentro do sistema prisional.

Segundo informou hoje (26) o delegado Evy Paternostro, coordenador da 23ª Coorpin, na residência de Érica Alves de Souza, no distrito de Pindorama, em Porto Seguro, foram apreendidos comprovantes de depósitos bancários na conta de um integrante do grupo e depósitos seguidos em contas no Estado de São Paulo. Os investigadores encontraram uma caderneta com anotações de valores, quantidade de drogas, nomes de traficantes e cidades para onde foram repassadas drogas, a exemplo de Itamaraju, Alcobaça, Prado e Teixeira de Freitas, todas no extremo sul da Bahia.

Além das prisões preventivas, e do cumprimento de mandados de busca e apreensão os policiais capturaram Jerferson Santos que estava de posse de um revólver calibre 38, com a numeração suprimida. Ele ainda tentou reagir, apontando a arma para guarnição, sendo autuado por porte ilegal de arma de fogo.

Outros

Também foram presos o assaltante Israel Gonçalves, fugitivo da Delegacia de Eunápolis, e Michael da Silva, acusado da autoria do assassinato de Joaquim Alves Belo Filho, alvejado com vários disparos de arma de fogo na última terça-feira (23), no Parque Ecológico. Os policiais capturaram ainda Joadson Brito na Rua Doutor José Ramos Neto, portando um revólver calibre 38, municiado com seis cartuchos. Ele escondia cerca de 200 gramas de crack e uma máscara tipo “brucutu” preta. Joadson foi autuado em flagrante por porte ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas.

De acordo com o delegado Evy Paternostro, Jerferson e Joadson são suspeitos de cumplicidade no homicídio de Joaquim Filho. As armas apreendidas foram encaminhadas ao Departamento de Polícia Técnica (DPT), que também fará exame microcomparativo dos projéteis encontrados no local do crime. O homicídio está sendo apurado pela 1ª Delegacia de Porto Seguro.

Nenhum comentário: