terça-feira, 9 de novembro de 2010

Termina rebelião em presídio de São Luís com 18 mortos


A Secretaria de Segurança Pública do Maranhão confirmou nesta terça-feira (09/11) o fim da rebelião no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís (MA). O motim, iniciado na segunda-feira (08/11), terminou por volta de meio-dia. Ao todo, 18 morreram. Os líderes da rebelião podem ser transferidos para presídios federais.

Os cinco agentes penitenciários mantidos reféns foram liberados pelos detentos. A falta de água no presídio e disputas entre grupos rivais foram alguns dos motivos apontados como as causas do motim --o maior já ocorrido no anexo 3 do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, situado na BR 135, próximo à entrada da capital maranhense.

O tumulto começou por volta das 9h da segunda-feira, quando presos do Anexo 3 renderam um agente, tomaram sua arma e o alvejaram com dois tiros. O agente foi transferido para um hospital da capital. Seu estado de saúde é grave, mas ele não corre risco de morte.

Depois disso, detentos da cidade de Imperatriz e da região da baixada maranhense começaram a brigar com presos da cidade de São Luís que dividiam o mesmo espaço. O anexo 3 tem capacidade para aproximadamente 100 detentos, mas cerca de 200 estavam no local.

Um dos pedidos feitos pelos presos era a saída do cargo do diretor geral da penitenciária, Luis Henrique Sena de Freitas. Os detentos também exigiram a transferência dos detentos de Imperatriz para sua cidade natal, além de melhorias no fornecimento de água e comida.


As negociações eram mediadas pela Polícia Militar, Ordem dos Advogados do Brasil seccional Maranhão (OAB-MA) e Sociedade Maranhense de Direitos Humanos. Há uma semana, programas policiais, veiculados em rádios de São Luís, alertavam para o risco de uma rebelião em Pedrinhas e retratavam um clima de inquietação dentro do presídio.

O presídio tem um longo histórico de rebeliões. Em janeiro de 2001, foi realizado aquele que era tido como o pior dos motins no local: na ocasião, três presos foram mortos - um deles, decapitado.

Nenhum comentário: