sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Etanol adulterado em depósito clandestino

Um depósito clandestino de combustível foi desativado ontem à tarde (8), em Vitória da Conquista, por investigadores da 1ª Delegacia daquele município da região sudoeste, durante operação coordenada pelo delegado titular Fabiano Aurich. Apuração preliminar indica que, semanalmente, chegavam ao depósito, localizado na Avenida E Quadra 50, Lote 45, no Parque Conveima, cerca de 180 mil litros de Etanol para serem adulterados.

Os policiais apreenderam quatro caminhões além de 45 mil litros de Etanol sob suspeita de estarem adulterados. Amostras foram encaminhadas para exames laboratoriais com o objetivo de confirmar a fraude. De acordo com o delegado, fiscais da Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz) apuram o montante da sonegação fiscal e vão disponibilizar o laudo para a Polícia Civil, constituindo-se em peça comprobatória da falsificação. Os investigadores e fiscais encontraram no local apenas o vigia e não ocorreram prisões.

Conforme as notas fiscais encontradas no escritório do depósito, o estabelecimento pertence à empresa Transportadora Irmãos Moreira Ltda, que atua ilicitamente há algum tempo. Comprovada a fraude, o proprietário da empresa, Otávio Moreira, vai responder por crime contra a economia popular, adulteração de combustível e sonegação fiscal. O gerente, Daniel Prado Brito, que se encontra em Brasília, também será ouvido pelo delegado.

Golpe

O esquema, segundo indicam as investigações, funcionava da seguinte forma: a Transportadora Irmãos Moreira Ltda comprava combustível de vários fornecedores, estabelecidos nas cidades de Medeiros Neto, Jaíba (Minas Gerais), Feira de Santana, Santa Cruz Cabrália e Itabuna. O produto era adquirido legalmente, mas como a carga não passava pelos postos fiscais nas rodovias, os impostos deixavam de ser pagos.

Chegando a Vitória da Conquista o combustível tinha como destino o depósito clandestino, onde os lacres dos tanques eram quebrados e o Etanol adulterado. Depois os tanques eram lacrados novamente e o produto distribuído a postos de revenda localizados em Conquista e em outros municípios.

Os policiais apuraram que vários donos de postos em Vitória da Conquista compravam o combustível adulterado e apreenderam notas de entrega aos Postos Guanabara, Surpresa, Dilubra, Transcoob e Passarela. A sede da Transportadora Irmãos Moreira fica situada à Rua Francisco Benjamin, 100, no município de Ibiassucê.

No escritório do depósito em Vitória da Conquista foi encontrado um computador que a Secretaria da Fazenda apreendeu para análise e averiguação de outras possíveis fraudes. As investigações indicam que quem estava à frente do esquema em Conquista era Daniel Prado Brito, sobrinho do proprietário da empresa. Os portões do depósito foram lacrados pelos fiscais da Sefaz. Caminhões também foram apreendidos e todos os envolvidos no golpe serão ouvidos pela polícia.

Nenhum comentário: