terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Assaltantes ferem funcionário de banco e levam delegado como refém


Um funcionário do Banco do Brasil assaltado na manhã desta terça-feira (04/01) em Iaçu, na Chapada Diamantina, foi atendido no Hospital Municipal dr. Valdir Calvacanti Medrado. Segundo o hospital, o estado de saúde dele é considerado bom. Ele foi medicado e encaminhado em seguida a outro hospital não informado para retirar a bala, que ficou alojada próximo ao nariz. 

A agência bancária foi assaltada por cerca de dez homens encapuzados e fortemente armados. Os assaltantes chegaram ao município em duas caminhonetes – uma F250, cor branca, e outra S10, placa de Salvador-, e após render o delegado Renato Flores da Cunha, eles invadiram o Banco do Brasil.
Durante a ação, o grupo fez um escudo humano com cerca de 30 pessoas em frente ao banco. Eles quebraram as portas de vidro da agência, e levaram dinheiro dos caixas eletrônicos. Na fuga, o delegado e outros três funcionários da agência, entre eles o que foi baleado, foram levados como reféns.
Fuga
O delegado foi o primeiro dos reféns a conseguir escapar. Segundo ele, os assaltantes pensavam que ele era advogado. O grupo chegaram à delegacia procurando pelo delegado e arrombou a porta da sala dele. No entanto, o titular da cidade não estava no local. Ele havia saído da sala e estava no cartório no momento na ação.
Ao ser questionado se era o responsável pela unidade policial, o delegado respondeu que era um advogado. “O primeiro lugar que eles vieram foi na delegacia. Eu estava desarmado porque tinha largado a arma dentro da minha sala. Eu estava no cartório da delegacia, quando eles chegaram perguntando pelo delegado e me pegaram achando que eu fosse talvez um advogado, já que eu estava com gravata e vestido com uma camisa de manga cumprida”, diz.
Após o assalto, o titular conseguiu fugir quando os assaltantes pararam na saída da cidade para libertar o funcionário baleado. “Eu aproveitei o momento e pulei de cima da caminhonete. Dei um pique, peguei uma motocicleta que estava parada na rua e fui direto para o pelotão da PM”.
Os outros reféns foram libertados na BA 046, nas proximidades do distrito de Santo André. A quadrilha também ateou fogo na S10 sobre a Ponte do Rio Paraguaçu, principal via de acesso ao município de Itaberaba.
Buscas
Equipes das polícias civil e militar fazem buscas ao grupo por terra, contando com o apoio de helicópteros do Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia (Graer). Outra equipe de policiais está a caminho de uma propriedade rural, também em Iaçu, onde estariam escondidas armas utilizadas pela quadrilha.

Nenhum comentário: