segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Trinta pessoas foram assassinadas neste final de semana


Salvador e Região Metropolitana tiveram 30 cidadãos assassinados das 7h do último sábado (08) às 7h desta segunda-feira (09), no segundo final de semana de 2011. Os dados foram divulgados nesta segunda pela Central de Telecomunicações das Polícias Civil e Militar (Centel) que oficialmente contabilizou 28 assassinatos.
As outras duas mortes incluídas na estatística foram de dois homens baleados na Cidade Baixa e socorridos ao Hospital São Jorge, conhecido como Pan de Roma, no último sábado. Eles morreram no hospital e os corpos só foram encaminhados ao Instituto Médico Legal no domingo.
Casos
A violência deste final de semana começou na sexta-feira à noite, quando uma criança e um adolescente foram vítimas de bala perdida na região do Buraco da Gia, no Acúpe de Brotas. As vítimas foram baleadas durante um confronto entre traficantes rivais e socorridas ao Hospital Geral do Estado. O menino, de nove anos, teve um ferimento sem gravidade na coxa. Ele andava de bicicleta quando foi ferido. Já o rapaz de 17 anos foi baleado no pescoço e passou por cirurgia. Ele pretendia visitar familiares quando foi baleado.
O sábado começou com uma morte às 7h. Um homem foi esfaqueado na Chapada do Rio Vermelho. Segundo informações da polícia, Francisco dos Santos, de 32 anos, recebeu golpes no peito e nas costas e foi socorrido ao Hospital Geral do Estado pelo SAMU, mas não resistiu aos ferimentos e morreu antes de chegar à unidade de saúde. O crime aconteceu nas proximidades da Corregedoria da Polícia Civil.
Durante a tarde, o corpo de um homem foi encontrado abandonado debaixo do esgoto de uma casa no bairro de Saramandaia, em Salvador. Identificado como Marcos Santos, 23 anos, a polícia acredita que seu corpo tenha sido "desovado" no local durante a madrugada. A família que mora no local disse à polícia que não ouviu nada durante a noite, mas o mau cheiro chamou a atenção. O corpo estava parcialmente enterrado e foi retirado pelo Corpo de Bombeiros. A suspeita é de que o rapaz tenha sido assassinado e tido o corpo abandonado por membros da quadrilha de um traficante conhecido como "Wallace".
Ainda no sábado, um homem morreu após reagir a um assalto perto da Igreja do Bonfim. Joseilton do Socorro dos Santos, 26 anos, mototaxista, havia acabado de deixar uma passageira na rua Plínio de Lima quando foi abordado pelos ladrões.
Segundo a 3ª Delegacia, que investiga o caso, um Corsa de cor prata parou ao lado de Joseilton quando ele parou para deixar a passageira. Um homem saltou do carro e anunciou o assalto e Joseilton reagiu e começou uma briga corporal, segundo a delegada Celina Fernandes Santos. Quando conseguiu se desvencilhar, o bandido disparou quatro vezes.
Baleado na barriga e na perna, Joseilton foi socorrido por uma viatura da 17ª Companhia Independente de Polícia Militar (Uruguai) para o Pan de Roma, onde chegou ainda com vida mas acabou falecendo.
Domingo
A manhã de domingo começou com bastante trabalho para a polícia. Além de registrar homicídios durante a madrugada, a polícia encontrou um corpo nas obras do metrô no Arraial do Retiro por volta das 6h. O rapaz estava com um saco na cabeça e as mãos amarradas. A polícia acredita que o assassinato tenha sido cometido em outro lugar e que o corpo tenha sido abandonado no local.
Ainda pela manhã, um casal foi encontrado carbonizado em Campinas de Pirajá. As vítimas foram encontradas na Rua Santo Antônio, em um apartamento em um edifício de número 33, no primeiro andar. Vizinhos informaram à polícia que durante a noite ouviram tiros. Eles também disseram que viram dois homens invadindo a casa e fugindo em seguida. Um pouco depois, mais um corpo foi encontrado carbonizado, desta vez, no município de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. O corpo, ainda não identificado, era de um homem e foi achado na Via Parafuso.
A suspeita é de que Francisca do Nascimento Oliveira, de 47 anos, e Ometério Vitorino, de 48 anos, foram mortos com disparos de arma de fogo e que, em seguida, os corpos foram carbonizados para dificultar a identificação e o trabalho de investigação. As chamas também atingiram o apartamento. Vitorino tinha passagens pela polícia e era considerado um homem violento.
Em Arembepe, um homem de 65 anos foi morto a tiros. José Carlos Ferreira da Cruz foi baleado na cabeça e nas mãos por volta das 11h na Rua da Conceição. Agentes da delegacia de Monte Gordo são responsáveis pelas investigações.
Em Vera Cruz, na Ilha de Itaparica, um homem assassinou a esposa durante a manhã. Segundo informações de agentes da 24ª delegacia, Antônio César Neves, de 29 anos, usou uma espingarda artesanal para cometer o crime.
Mariana dos Santos de Jesus, de 24 anos, foi morta com um tiro na barriga. A polícia informou que ainda não há informações sobre a motivação do crime e que uma equipe está nas ruas à procura do acusado, que fugiu logo após matar a esposa na casa em que os dois viviam, em um lugar conhecido como 28 de Maio, na região da Gamboa.

Nenhum comentário: