terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Quadrilha que agia de dentro de presídios é presa durante a Operação Birmânia


Responsável por roubos, homicídios e venda de drogas em Teixeira de Freitas, município a 780 quilômetros de Salvador, uma quadrilha com 18 criminosos, comandada de dentro do Conjunto Penal daquela cidade pelo presidiário Reginaldo Conceição Nascimento, 35, conhecido como “Jeguinho”, foi desarticulada na manhã desta terça-feira (22). Além de Reginaldo, integravam o grupo outros 11 detentos e mais seis pessoas, que executavam as ordens fora do presídio. Um adolescente que faz parte da quadrilha foi apreendido e está à disposição do Ministério Público.

Segundo o coordenador da 8ª Coordenadoria Regional de Polícia/Teixeira de Freitas, delegado Marcos Vinicius Almeida Costa, há oito meses investigadores, sob o comando do delegado José Alves Bezerra, trabalham nessa operação, batizada de Birmânia. Nesse período, foi apurado que a principal característica da quadrilha era operar com núcleos distintos na execução de tarefas. “Eles tinham um grupo para fazer assaltos, outro para praticar homicídios, mais um para distribuir drogas e alguns dos elementos presos se encarregavam do gerenciamento das atividades da quadrilha”, disse o coordenador regional.

Cumprindo 18 mandados de prisão expedidos pela Comarca local, a Operação Birmânia contou com a participação de 80 policiais civis, sendo 12 delegados, e 33 policiais militares, que deram apoio às prisões efetuadas e na manutenção da disciplina dentro Conjunto Penal, enquanto aconteciam as prisões. Ao longo da operação foram apreendidos cinco revólveres, uma escopeta calibre 12, uma metralhadora MAC 11, calibre 380, e muita munição de diversos calibres. Foi apreendida, também, a quantia de R$ 1.300, que estava dentro do presídio em poder de Reginaldo.

Transferência

Entre os detentos autuados, oito deles serão transferidos para presídios com regime diferenciado. Além do líder Reginaldo, vão mudar de cadeia: Glécio Silva Porto, Édipo dos Santos Silveira, o “Beu”, Fagner Lima Pinto, o “Gão”, Jacson Ferreira de Souza, Solimar dos Santos Silveira, o “Mazinho”, Raimundo de Abreu Alves, o “Tór”, e Klébio Etelvino de Souza, o “Binho”. Dois detentos, beneficiados pelo regime semi-aberto e integrantes do grupo, estão sendo procurados, pois não retornaram à prisão após a última saída. Outra detenta, Maria da Ajuda dos Santos, permanece presa no mesmo no local.

Responsáveis pela a execução das ordens que vinham do Conjunto Penal foram recolhidos ao xadrez da delegacia de Teixeira de Freitas: Miriam Gonçalves Dias Souza, Betânia Jardim Pereira, Jeane Moreira Evangelista, Diogo Silva Miranda, Robson Ferreira Lima, o “Capinha”, e Maicom Fernandes da Silva Contão, o “Pantera”. Todos foram autuados por formação de quadrilha, associação ao tráfico, tráfico de drogas, roubo e homicídio.

Nenhum comentário: