quinta-feira, 17 de março de 2011

Polícia estoura depósito ilegal de produtos químicos

Sessenta tonéis de ferro, contendo 12 mil litros de diclorometano e álcool etílico foram apreendidos na tarde desta quarta-feira (16/03), em uma casa na zona rural do município baiano de Rafael Jambeiro, próximo à BR-101. Fernando Santos da Conceição, 37 anos, conhecido pelo apelido de “Rogério”, foi preso no local e autuado por crime ambiental e receptação, já que o produto químico era desviado de carretas que realizavam o transporte deste material para empresas do ramo.

Natural da cidade de Castro Alves, Rogério acusou, em seu depoimento, o irmão de prenome “Reizinho” de ser o dono da mercadoria. A operação foi deflagrada por policiais da 12ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Itaberaba), que investigavam a utilização do produto químico como solvente na adulteração de combustíveis.

No deposito clandestino foram apreendidas ainda mangueiras usadas em caminhão-tanque para retirada do produto ali armazenado, funis, encaixes de metal e baldes.

“O diclorometano é amplamente empregado como solvente por falsários, para promover a adulteração de combustíveis”, explicou o coordenador da 12ª Coorpin, delegado Jorge Figueiredo Júnior, acrescentando que o produto é inflamável e por conta do armazenamento incorreto “poderia ter causado uma explosão ou incêndio, colocando em risco os moradores da localidade”.

Nenhum comentário: