quarta-feira, 20 de abril de 2011

Ibama apreende pássaros e polícia prende três pessoas


O Ibama de Barreiras apreendeu cerca de 60 pássaros na manhã desta terça-feira (19/04), no município de Luís Eduardo Magalhães, na região oeste da Bahia. Segundo o fiscal do órgão na cidade, Eugênio Brito, agentes chegaram ao local após denúncias anônimas. Três pessoas foram presas em flagrante.

Ainda de acordo com o Ibama, os pássaros são da espécie Canário da Terra e estavam na casa de um criador. Um dos suspeitos de traficar os animais é do estado de Goiás. A polícia acredita que ele era responsável por transportar os pássaros de Goiás para vender em Luís Eduardo Magalhães e região. Além disso, o Ibama informou que no local há indícios de que os pássaros também eram usados para rinhas.

A apreensão foi feita no bairro de Santa Cruz. Foram encontrados também viveiros, gaiolas e transportadores para levar os animais. Segundo a polícia, as três pessoas presas em flagrante vão ser ouvidas na delegacia de Luís Eduardo Magalhães. De acordo com o Ibama, o dono da casa vai pagar uma multa de R$ 500 por cada pássaro encontrado no local.

Segundo Eduardo Correia, gerente executivo do Ibama em Barreiras, os animais serão encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) da cidade. Eles devem passar um período de 40 dias no local para depois serem encaminhados ao Cetas de Vitória da Conquista, no sudoeste do estado, ou para Brasília, no Distrito Federal. Lá os animais vão passar pelo processo de reintrodução à natureza.

Nenhum comentário: