domingo, 3 de abril de 2011

Polícia Federal confirma denúncia do Mensalão


Relatório final da Polícia Federal sobre o escândalo do mensalão confirma que existiu o esquema de desvio de dinheiro público e uso para a compra de apoio político no Congresso. Com 332 páginas, o documento foi produzido por ordem de Joaquim Barbosa, o ministro que relata o julgamento do mensalão no Supremo Tribunal Federal.

O documento é a mais importante peça produzida pelo governo federal sobre o mensalão, o mais rumoroso escândalo dos dois mandatos do ex-presidente Lula. O próprio Lula havia dito, ao deixar o Planalto, que iria provar que o mensalão “foi uma farsa”. O julgamento no STF deve ocorrer no ano que vem. São 38 réus, entre eles o ex-ministro José Dirceu. 


 









O relatório confirma que agências e outros negócios do publicitário Marcos Valério desviavam verba pública por meio de contratos superfaturados ou fictícios. O dinheiro ia parar na conta de políticos de cinco partidos, numa divisão organizada pela cúpula do PT. Segundo a PF, o dinheiro era destinado ao financiamento de campanhas eleitorais ou ao uso pessoal desses políticos.

Nenhum comentário: