terça-feira, 28 de junho de 2011

DECARGA desarticula uadrilha que roubava óleo díesel

Investigadores da Delegacia Especializada de Repressão a Furtos e Roubos de Cargas em Rodovias (Decarga) e inspetores da Polícia Rodoviário Federal (PRF-BA) prenderam seis dos sete integrantes de uma quadrilha especializada em roubos de carga de combustível.

Entre os meses de fevereiro e junho, o bando assaltou cinco caminhões-tanques nas cidades de Lençóis, Palmeiras e Itaberaba, na região da Chapada Diamantina, e a soma das cargas subtraídas foi avaliada em aproximadamente R$ 400 mil. “O foco era os caminhões que transportavam óleo diesel, por causa do valor de revenda do produto”, afirmou João Rodrigo Uzzum, titular da Decarga.

Capturados na última quarta-feira (22), na localidade de Serra do Padre, em Palmeiras, quando se preparavam para roubar mais um caminhão às margens da BR-242, os bandidos foram autuados em flagrante pela prática de roubo de carga e formação de quadrilha.
 Wellington Souza Monteiro, 41 anos, Carlos Wagner Nascimento, 37, Fabrício Damázio Farias, 34, Fabiano de Jesus Santana, 30, José Cláudio Almeida Vieira, o “Kau”, 35, e Humberto Sólon Sarmento Franco Júnior, 56, foram apresentados à imprensa, na manhã desta terça-feira (28), no auditório do edifício-sede da Polícia Civil, na Praça da Piedade, durante uma coletiva, pelo delegado João Rodrigo Uzzum, titular da Decarga, e pelo inspetor Virgílio de Paula Tourinho, da PRF.
 “Um dos integrantes do grupo, conhecido como Gilvam, está foragido”, revelou o delegado, ao ressaltar que o combustível subtraído era comercializado no auto-posto 73, situado na BR-116 Sul, trecho de Irajuba, de propriedade de Humberto Júnior, filho do ex-prefeito de Irajuba e ex- secretário municipal de Administração durante a gestão do pai.

Abordagem

Ocupando uma carreta Volvo azul, placa HZT-5947, um Celta Life prata, placa JSV-4090, e uma pick-up S10 Executive 4×4, prata, placa JSR 2498, os criminosos chegaram ao posto Pai Inácio e, portando armas, abordaram o motorista de uma carreta-tanque Volvo, placa HUZ-8172, que transportava 30 mil litros de óleo diesel, avaliados em R$ 53,7 mil. Após dominada por parte do grupo, a vítima teve as mãos amarradas, os olhos vendados com fita adesiva e deixado no caminhão, abandonado no pátio do posto.

A movimentação chamou a atenção de inspetores da PRF, que por ali circulavam numa viatura. “Abordados, quatro dos assaltantes fugiram em direção a um matagal, atirando contra os policiais, enquanto os outros três foram presos no pátio do posto”. Com o apoio de investigadores da 13ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Seabra), a guarnição da PRF localizou três dos fugitivos, após buscas na região.

Wellington, Carlos Wagner, Fabrício, Fabiano, José Cláudio e Humberto retornaram à Feira de Santana, onde permanecem à disposição da Justiça Criminal da Comarca de Palmeiras, na carceragem do Complexo Policial Investigador Bandeira.

Nenhum comentário: