sábado, 25 de junho de 2011

Tradicional guerra de espadas deixa 66 feridos


Na cidade de Cruz das Almas, na Bahia, 66 pessoas sofreram queimaduras na tradicional guerra de espadas.

A prática de lançar rojões foi proibida pela Justiça, a pedido do Ministério Público do estado. Mesmo assim, os moradores participaram da brincadeira perigosa. Ninguém foi preso.
Dez pessoas já foram detidas e encaminhadas para a delegacia de Cruz das Almas por fazer uso de espadas até as 22 horas desta sexta-feira (24), segundo dia oficial dos festejos juninos na cidade baiana.
De acordo com a delegada Ívia Vidal, todos os presos foram liberados após prestarem esclarecimentos sobre o uso dos fogos de artifício nas ruas da cidade, e responderão pelo crime de menor potencial em liberdade após desobedecerem determinação da juíza Luciana Amori, que acatou pedido do Ministério Público Estadual no último dia 16.

Leia também:
Polícia militar apreende 384 espadas após denúncia de juíza
Todos os presos eram homens entre 25 e 35 homens. Segundo a delegada, não houve necessidade de confronto e uso de força com os "espadeiros" porque eles "estão apenas lutanto para perservar uma tradição", não havendo criminosos entre eles. Ainda segundo Ívia Vidal, a decisão de não manter presas as pessoas flagradas soltando as espadas foi tomada após uma reunião entre as polícias civil e militar e a Vara Crime do município. 
 A delegada também ressaltou que não estão acontecendo guerras entre "espadeiros" e que os fogos estão sendo utilizados em áreas periféricas da cidade, principalmente nos bairros de Itapicuru, Estrada de Ferro e Coplan.
Informações TV Bahia

Nenhum comentário: