quinta-feira, 28 de julho de 2011

Operação investiga esquema de fraudes no Imposto de Renda na BA

Três mandados de busca e apreensão foram cumpridos na manhã desta quinta-feira (28/07) nas cidades de Itabela e Guaratinga, localizadas no sul da Bahia. A ação é resultado de operação policial batizada de Monte Pascoal, realizada pela Receita Federal do Brasil e Polícia Federal com o objetivo de desarticular quadrilha em fraudes no Imposto de Renda. Ninguém foi preso.

"Foram recolhidos basicamente computadores e documentos fiscais que comprovam as fraudes contra a Receita. Ninguém foi preso porque a Justiça entendeu que eles têm direito de responder em liberdade", explica o delegado Cristino Tenório, da Polícia Federal em Porto Seguro, sul do estado. Ele diz ainda que um contador e funcionários da prefeitura de Guaratinga estão envolvidos nas fraudes.

Entre os delitos, a Receita Federal aponta falsidade ideológica, formação de quadrilha e crimes contra ordem tributária. O prejuízo estimado pelo órgão está na faixa de R$ 5 milhões.

A fraude ao Fisco, segundo a Receita, acontecia através do fornecimento de dados, que propiciava a criação de restituições consideradas ilegais.

Dez servidores da Receita Federal e 15 policiais federais participaram da operação. Segundo a Receita, os contribuintes fraudulentos deverão pagar os valores recebidos com juros e multas de até 225% e responderão criminalmente por fraudes. O órgão revela que investiga quadrilhas especializadas em fraudar o Imposto de Renda todos os anos. Esta é a oitava operação no país.

Nenhum comentário: