quinta-feira, 28 de julho de 2011

SSP/BA apresenta sequestradores


Alexsandro de Jesus Silva e Maiane Santos Costa, envolvidos no sequestro de uma adolescente de 15 anos no bairro de Stella Maris, libertada ilesa após cinco dias de cativeiro sem pagamento de resgate, foram apresentados à imprensa, na manhã desta quarta-feira (27), no auditório da Polícia Civil, na Praça da Piedade.

Indiciado em inquérito policial por crime de extorsão mediante sequestro, o casal teve como cúmplices Joel da Costa Duarte, mentor do crime, e Wilson dos Santos Lima, ambos com prisões já decretadas pela Justiça e procurados pela polícia.

Custodiada na carceragem da Delegacia Especial de Repressão a Crimes Contra a Criança e o Adolescente (DERCCA), desde o dia 5 deste mês, Maiane foi presa por policiais da Coordenadoria de Operações Especiais (COE) 54 dias após o sequestro da garota, que permaneceu num cativeiro no bairro de Mussurunga, entre 12 e 17 de maio.  “Coube a Maiane alugar o imóvel em Mussurunga por R$ 250,00, um mês antes do grupo praticar o crime”, esclareceu a delegada Christhiane Inocêncio Xavier, titular da 12ª Delegacia Territorial (Itapuã), que conduz as investigações em parceria com o delegado André Viana, coordenador da COE.
A prisão de Alexsandro, companheiro de Maiane, também feita pela COE no último dia 5, na Boca do Rio, bairro onde o casal reside. A bordo de um veículo Gol de cor preta, ele e os comparsas Joel e Wilson, interceptaram a vítima no trajeto entre a casa dela e a escola, em Stella Maris, por volta de 7 horas do dia 12 de maio. À noite, já com a garota em cativeiro, a quadrilha manteve contato com a família, utilizando o celular dela e exigindo R$ 250 mil para libertá-la.

Equipes da 12ª DT e da COE iniciaram as investigações, tão logo parentes da adolescente denunciaram o sequestro na delegacia. “O Gol, usado para transportar a vítima até a casa alugada em Mussurunga, havia sido tomado de assalto uma semana antes do sequestro”, informou a delegada Christiane Xavier, que após conseguir identificar os criminosos, representou pela prisão temporária dos quatro.

Interrogados pela titular da 12ª DT, ao serem capturados no início do mês, Maiane e Alexsandro declararam que a decisão de libertar a estudante no início da manhã de 17 de maio, foi tomada após o grupo perceber que estava monitorado pela polícia. A vítima retornou para a residência, em Stella Maris, naquele dia, utilizando ônibus.

Joel da Costa Duarte, líder do bando, já fora condenado por outros dois sequestros e um assalto. Tem também um mandado de prisão preventiva em aberto. Seu comparsa Wilson dos Santos Lima possui passagens em delegacias por porte ilegal de arma.

Comerciante libertado

Em 10 de junho, policiais da 18ª Delegacia Territorial (Camaçari) libertaram do cativeiro um comerciante de 23 anos, 24 horas após ter sido sequestrado em casa, em Campinas de Pirajá. A vítima reconheceu um assaltante residente naquele bairro como um dos quatro homens que o mantiveram como refém num barraco na periferia de Camaçari. Três dos sequestradores morreram em confronto com os policiais e o quarto sequestrador conseguiu fugir ao cerco policial.

No casebre localizado no Alto do Mangueiral, onde o comerciante, vendedor de cesta básica, permaneceu em poder do grupo, os policiais apreenderam três revólveres, calibre 38.  A vítima foi levada ao cativeiro em seu próprio veículo, um Strada Adventure cabine dupla, de cor vermelha, placa NYQ-4556, encontrado a um quilômetro de distância do Alto do Mangueiral. As investigações foram conduzidas pela COE.

Nenhum comentário: