quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Campanha recolhe arma de número 500 em Feira de Santana


A campanha de desarmamento na cidade de Feira de Santana, a 100 km de Salvador, recolheu 510 armas até terça-feira (30). A campanha foi lançada há um ano.

Uma pistola de dois tiros é a arma de número 500 e foi entregue na segunda-feira (29) por uma mulher. Na terça (30), dez pessoas seguiram o mesmo exemplo e entregaram as armas na Casa da Paz.

"A entrega é totalmente anônima. A gente danifica as armas na frentes dos doadores, antes da entrega do protocolo", explica o coordenador da campanha Clovis Nunes. Este ano, o governo fez algumas alterações na campanha para incentivar a entrega voluntária. A pessoa não precisa mais se identificar e o pagamento da indenização pode ser retirado em menos de 24 horas em qualquer caixa eletrônico do Banco do Brasil. Para isso, basta digitar o número do protocolo e uma senha que são gerados no ato da entrega. De acordo com o tipo de arma, a indenização varia de R$ 100 a R$ 300.

Feira de Santana registrou 265 assassinatos este ano, até terça-feira (30). No ano passado, ocorreram 397 homicídios, sendo que 335 pessoas foram mortas a tiros no mesmo período.

Segundo o comandante do 1° Batalhão da Polícia Militar, muitas dessas mortes foram provocadas por armas de fogo roubadas de cidadãos. Ele lembra que a população precisa entender que arma não é o instrumento mais eficaz para proteger a casa.

"A arma é um instrumento de defesa na mão da polícia devidamente preparada. Fora disso, ledo engano ter arma em casa achando que será útil na defesa da ação criminosa", alerta

Campanha de Desarmamento

Durante o lançamento do projeto Pacto pela Vida, em junho de 2011, foi assinado um acordo de cooperação entre o Estado e o Ministério da Justiça para implementação de ações da Campanha do Desarmamento na Bahia.

Entre outras ações, o acordo prevê a implantação de postos de coletas de armas de fogo, além de acessórios e munição, em parceria com os municípios baianos e representantes da sociedade civil.

A entrega de armas e outros itens que fazem parte da campanha é realizada nas unidades da Polícia Federal de Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Ilhéus e Porto Seguro.

Nenhum comentário: